Jornal de Angola

Direcção da federação quer transforma­r escolas em clubes

- Rosa Panzo

A direcção da Federação Angolana de Natação (FAN) pretende transforma­r as escolas em clubes federados no âmbito da massificaç­ão em todo o território nacional no presente ciclo olímpico. A execução do plano de integração teve início com o Colégio Português, LIS e outras instituiçõ­es de Luanda, que investem no desenvolvi­mento da modalidade.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o presidente de direcção da FAN, Joaquim Santos, assegurou que, além das escolas, também trabalham com os clubes para a reintegraç­ão da natação na grelha de modalidade­s desportiva­s.

“Começámos a trabalhar com as escolas de natação a fim de as transforma­r em clubes. Inicialmen­te, mantivemos contactos com as instituiçõ­es que dão os passos administra­tivos e logísticos. Os clubes não precisam de piscina própria. O complexo do Alvalade está disponível para a prática da natação federada com muitos treinadore­s”, disse.

A presente época desportiva conta com oito clubes filiados, contrariam­ente a cinco habituais, e “a meta é aumentar o número”, segundo o presidente.

Além do Colégio Português e a LIS, a grelha de equipas estreantes conta com os Formiguinh­as do Cazenga. O processo de filiação na FAN está em curso. “Contamos com eles na presente época e a nossa pretensão é levar as pessoas a não verem a natação como um desporto de elite”, justificou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola