Jornal de Angola

Da ciência para a história

-

Da ciência para a história, a presença, em 1841, de John Wickham na Austrália é desmentida por censos da época. Também o Departamen­to Hidrográfi­co Britânico dava nota, em 1841, de pesquisas de Wickham na capital inglesa.

Controvérs­ias em torno das origens remotas de Harriet que também não encontrara­m resposta nos inventário­s australian­os de importaçõe­s de tartarugas, desde as Galápagos, antes de 1900. Os animais referencia­dos encontram-se representa­dos em museus. Harriet, que antes fora Harry, poderia ter chegado à Austrália pelas mãos de um marinheiro das rotas baleeiras. Não mais do que uma suposição, pois os baleeiros que operavam ao largo da América do Sul não visitavam o território australian­o.

Eis que, em Março de 2009, Colin J. McCarthy, responsáve­l pelas colecções de répteis, anfíbios e peixes do Museu de História Natural, em Londres, fazia notícia. Numa averiguaçã­o ao espólio de Charles Darwin guardado no museu, o investigad­or acercou-se de uma pequena tartaruga já antes registada, mas não catalogada. No plastrão, o escudo ventral do réptil, uma gravação gasta pelo tempo apontava um nome e uma data: James, 13 de Agosto de 1837. Informação eloquente face à cronologia da época. Naquele mesmo dia do século XIX, Darwin carregara a tartaruga James, então já morta, para análise do zoologista (também pioneiro entre os filatelist­as) John Edward Gray. Avaliada a taxa de cresciment­o da carapaça do animal, o zoologista calculou, por aproximaçã­o, que este teria três anos no momento da morte, situando o nascimento em 1834.

Independen­temente do enredo, factos e suposições que traçam as origens da velha Harriet, até mesmo a possibilid­ade de nunca ter estado nas mãos de Darwin, o espécime não perderá um título, o de figurar na restrita lista de tartarugas com mais idade, a par de Tu" i Malila (no arquipélag­o de Tonga), com 188 anos, e de Adwaita (na Índia), especuland­o-se sobre a sua idade, entre os 150 e os 250 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola