Jornal de Angola

Partido de Angela Merkel sofre pesada derrota

-

O partido de Angela Merkel sofreu pesadas derrotas nas duas eleições regionais realizadas no domingo na Alemanha, seis meses antes das legislativ­as, de acordo com pesquisas de boca de urna ontem divulgadas.

A União Democrátic­a Cristã (CDU) registou "um desastre" eleitoral, segundo o jornal "Die Zeit", uma "derrota" que mostra que "não pode continuar assim", escreveu a revista "Der Spiegel".

Nas regiões de BadenWürtt­emberg e Renânia-Palatinado, o partido conservado­r obteve o pior resultado da história, segundo as projecções de boca de urna das emissoras ARD e ZDF.

Baden-Württember­g, a CDU obteve 23,8 por cento dos votos, contra 27 por cento conseguido­s há cinco anos, enquanto na Renânia-Palatinado convenceu entre 26,9 por cento e 27,5 por cento dos eleitores, contra 31,8 por cento em 2016, segundo as mesmas emissoras. Os conservado­res não eram vistos como favoritos nesses dois Estados regionais, liderados respectiva­mente pelos Verdes (Die Grünen) e pelos SocialDemo­cratas (SPD).

Caso das máscaras

Críticas crescentes à gestão da crise de saúde e um escândalo de propina conhecido como "caso das máscaras" podem ter atrapalhad­o o desempenho da CDU.

O partido atravessa "a sua crise mais grave" desde o escândalo das caixas pretas da queda do ex-chanceler Helmut Kohl, no fim dos anos 90, estimam muigalopan­te. tos cientistas políticos.No domingo à noite, o secretário-geral da CDU, Paul Ziemiak, disse que o partido terá "tolerância zero" para "qualquer um que tente enriquecer durante a crise". Segundo Ziemiak, o escândalo da máscara "teve um forte impacto" nos resultados das eleições regionais.

Cerca de 11 milhões de eleitores estavam aptos para votar na eleição parlamenta­r regional. Em BadenWürtt­emberg, uma região próspera e coração da indústria automobilí­stica alemã, a vitória anunciada dos Verdes oferecerá um terceiro mandato a Winfried Kretschman­n, de 72 anos, o único ambientali­sta que governa uma região alemã.

A coligação com o CDU, que dirige há cinco anos, costuma ser considerad­a o laboratóri­o de uma possível aliança nacional entre esses dois partidos nas eleições de 26 de Setembro. Os Verdes, que venceram com 31 por cento dos votos têm, assim, uma boa margem para negociar uma nova aliança, com a CDU.

 ??  ??
 ?? DR ?? Caso das máscaras terá ditado a derrota do CDU
DR Caso das máscaras terá ditado a derrota do CDU

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola