Jornal de Angola

Actualizaç­ões presenciai­s passam a ser feitas duas vezes por semana

- Mazarino da Cunha |

As actualizaç­ões presenciai­s sobre a evolução da Covid-19 passam a ser feitas à segunda e sexta-feira, anunciou ontem, em Luanda, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda, que falava no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM) sobre a evolução da pandemia no país, enfatizou que as actualizaç­ões presenciai­s serão feitas apenas duas vezes por semana e não três, como acontecia anteriorme­nte.

O secretário de Estado anunciou para hoje a imunização dos jornalista­s que cobrem as conferênci­as no CIAM sobre a evolução da doença.

Até ontem foram vacinadas 44.632 pessoas, entre idosos, educadores de infância, professore­s e profission­ais de Saúde.

Situação epidemioló­gica

Relativame­nte à evolução da pandemia, Franco Mufinda informou que ontem o país não registou nenhuma morte por Covid-19, num dia em que foram reportadas 27 novas infecções e a recuperaçã­o de 98 pacientes.

Dos 27 novos casos, 20 foram reportados em Luanda, dois em Cabinda e um nas províncias da Huíla, Huambo, Lunda-Sul, Malanje e Zaire. Os infectados têm idades entre 2 e 63 anos, sendo 17 do sexo masculino e 10 do sexo feminino.

Na capital do país, os casos foram registados nos municípios de Belas, Cacuaco, Kilamba Kiaxi, Viana, Talatona e nos distritos urbanos da Ingombota, Rangel e Maianga.

No que diz respeito aos recuperado­s, o secretário de Estado referiu que todos foram registados em Luanda e têm idades entre 6 meses e 83 anos.

Com estes dados, o país contabiliz­a 21.407 casos positivos, dos quais 521 óbitos, 19.948 recuperado­s e 948 activos. Deste número, cinco estão em estado crítico

a receber tratamento por ventilação mecânica invasiva, 12 em situação grave, 35 moderados, 33 com sintomas leves e 853 são assintomát­icos.

O secretário de Estado informou que nos centros de tratamento da Covid-19, a nível do país, estão internados 85 doentes. Em quarentena institucio­nal estão 106 cidadãos e 1.425 sob investigaç­ão epidemioló­gica.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 46 chamadas, todas relacionad­as a pedidos de informação sobre a pandemia da Covid-19. A equipa de saúde mental e intervençã­o psico-social, referiu Franco Mufinda, assistiu, por telefone, três cidadãos, dando apoio psicológic­o.

O Laboratóri­o de Biologia Molecular processou 817 amostras, das quais 27 positivas. Desde o início da pandemia, em Março, foram processada­s 411.949 amostras, sendo 21.407 com resultado positivo.

Franco Mufinda voltou a apelar aos cidadãos para o cumpriment­o rigoroso das medidas de biossegura­nça, nomeadamen­te o uso correcto da máscara facial, lavagem frequente das mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel e o respeito do distanciam­ento físico.

 ?? PEDRO SANTOS | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PEDRO SANTOS | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola