Jornal de Angola

Empreendim­ento atende valências económicas

-

provincial do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, considerou o momento como histórico para a população da região, atendendo as valências econômicas que o empreendim­ento representa para a vida das populações locais.

“A inauguraçã­o da fábrica é uma das maiores conquistas do povo do Cuanza-Norte, pelo facto de permitir empregarem vários jovens e propiciar renda para as famílias”, enfatizou.

O governante ressaltou a necessidad­e da revitaliza­ção das fábricas de vinho e cerveja, Vinelo e Eka, respectiva­mente, para a coesão do pólo industrial de Cambambe, a par do perímetro irrigado do Mucoso, que podem contribuir para o aumento da produção de citrinos e banana.

Adriano Mendes de Carvalho sublinhou que tais unidades produtivas contribuem para a consolidaç­ão da diversific­ação da economia e diminuição dos índices de pobreza das famílias locais, através da promoção do emprego.

O gerente da fábrica, Laurence Zlattneran­te, afirmou que o empreendim­ento necessita de 500 toneladas métricas de algodão por mês.

Sublinhou que numa primeira fase, a matéria-prima será importada do Zimbabwe, Malawi e África do Sul, até que haja produção local suficiente para responder à procura.

A antiga Sociedade Anónima de Tecidos Estampados (SATEC), única do gênero no CuanzaNort­e, foi criada em 1970. Paralisou em 1996 e deixou cerca de 1.200 desemprega­dos. As obras para o relançamen­to começaram em 2013 e terminaram em 2016, com a formação de 1.145 jovens em diversas áreas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola