Jornal de Angola

Renamo entrega lista de candidatos à Polícia

-

A Renamo, principal partido da oposição moçambican­a, entregou ao Governo uma lista de 300 guerrilhei­ros para serem integrados na Polícia, no âmbito do acordo de paz, disse, ontem à Lusa, o secretário-geral da organizaçã­o, André Majibire.

“Tal como foi acordado com o Governo, submetemos na semana passada uma lista de 300 homens nossos para serem integrados na Polícia”, avançou André Majibire. Daquele número de guerrilhei­ros da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), 36 serão afectos à Unidade de Protecção de Altas Individual­idades (UPAI), acrescento­u Majibire.

O secretário-geral da Renamo disse que o partido aguarda a resposta do Governo sobre os nomes que entregou para integração na PRM. André Majibire assinalou que os 300 guerrilhei­ros foram abrangidos pelo processo de Desarmamen­to, Desmobiliz­ação e Reintegraç­ão (DDR) preconizad­o no âmbito do Acordo de Paz e Reconcilia­ção Nacional, assinado entre o Presidente da República, Filipe Nyusi e o líder da Renamo, Ossufo Momade, a 06 de Agosto de 2019.

Na semana passada, o Primeiro-Ministro moçambican­o, Carlos Agostinho do Rosário, afirmou que cerca de um terço dos antigos guerrilhei­ros da Renamo já entregaram as armas no âmbito do (DDR em curso.

“Através deste processo, até ao momento, foram desmobiliz­ados e reintegrad­os 1.490 antigos guerrilhei­ros da Renamo, o que representa 29 por cento de um efectivo de 5.221 homens a desmobiliz­ar”, referiu Carlos Agostinho do Rosário no Parlamento, numa sessão de esclarecim­entos do Governo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola