Jornal de Angola

Judocas do Moxico treinam na palha

- Rosa Napoleão

Os judocas da província do Moxico treinam nos tapetes improvisad­os de palha por não disporem de condições materiais modernos e exigidos pela Federação Internacio­nal da modalidade. A denúncia é do presidente da Associação Provincial de Judo, Osvaldo Paiva Zangata.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o também treinador do Futebol Clube Bravos do Maquis assegurou que a falta de material desportivo é extensivo a todas as academias locais e reflecte-se na qualidade de treinament­o dos atletas.

“Não temos lugar para treinos, faltam tapetes modernos e recorremos à palha para improvisar. Infelizmen­te, enfrentamo­s momentos difíceis”, disse.

O dirigente queixou-se da carência de formadores competente­s e acusa a Federação: “Muitas acções de formação restringem-se apenas a Luanda e poucos agentes conseguem viajar para participar dos cursos de treinament­o desportivo”.

O desânimo apodera-se das atletas por realizarem apenas treinos de descontrac­ção face à restrição imposta aos desportos de combate.

Em tempo de Covid-19, os agentes da modalidade (atletas, treinadore­s e dirigentes) juntaram-se no último fim-de-semana numa “Mega Campanha de Limpeza” na cidade de Luena para “desobstrui­r os músculos”, melhorar o saneamento e a qualidade de vida da população. A acção serviu também de “exercícios físicos” para mais de trinta judocas, segundo Zangata.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola