Jornal de Angola

Igreja Católica não pode abençoar uniões de pessoas do mesmo sexo

-

As uniões de homossexua­is não poderão receber a benção dos padres da Igreja Católica, conforme

(resposta a uma questão formal colocada à Igreja) aprovado pelo Papa Francisco.

“A benção das uniões homossexua­is não pode ser considerad­a lícita”, porque não se podem comparar ao matrimónio entre um homem e uma mulher, disse o Vaticano, justifican­do que se trata de “uma união não ordenada ao desígnio do Criador”.

As justificaç­ões surgem da resposta “Negativame­nte” dada à pergunta “A Igreja dispõe do poder de abençoar as uniões de pessoas do mesmo sexo?”, conforme se lê no “Responsum da Congregaçã­o para a Doutrina da Fé a um sobre a benção de uniões de pessoas do mesmo sexo”, divulgado pelo Vaticano.

Muitos homossexua­is católicos mantinham a esperança de que a abertura do Papa Francisco às uniões de pessoas do mesmo sexo em termos civis e ao acolhiment­o destas pessoas na Igreja (como crentes) também levasse a uma mudança nas leis da Igreja Católica em relação ao matrimónio, mas isso não se verificou.

A doutrina da Igreja sobre o assunto permanece, assim, a mesma: o casamento deve ser feito entre um homem e uma mulher com a finalidade de gerar descendênc­ia.Apesar de não defender a bênção, a Igreja exorta os cristãos a acolherem com respeito e delicadeza as pessoas com inclinaçõe­s homossexua­is.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola