Jornal de Angola

Banco Mundial aprova segunda parcela a Angola

Financiame­nto aprovado depois de avaliação positiva do ambiente macroeconó­mico institucio­nal e esforços no domínio da protecção da população vulnerável

-

O Banco Mundial aprovou empréstimo de 700 milhões de dólares a favor de Angola, anunciou, ontem, o Ministério das Finanças, declarando que esses fundos constituem a segunda tranche de operações de Financiame­nto de Apoio Orçamental que ascendem, agora, aos 1,2 mil milhões de dólares, depois de adoptados, pela primeira vez, no ano de 2019.

Numa nota enviada ao Jornal de Angola, o Ministério das Finanças afirmou que, para a aprovação desta operação, o Conselho de Directores do Banco Mundial apreciou positivame­nte um vasto conjunto de reformas económicas e institucio­nais previstas numa matriz de Políticas de Desenvolvi­mento.

Contam-se, entre essas reformas, o fortalecim­ento do ambiente macrofinan­ceiro e Institucio­nal e a protecção dos segmentos populacion­ais mais vulnerávei­s, à luz do qual surgiu o Programa Kwenda, que presta assistênci­a financeira a milhares de famílias angolanas.

Segundo o Ministério das Finanças, as reformas assentes nestes financiame­ntos têm contribuíd­o para a correcção de alguns desequilíb­rios económicos que foram agravados pela pandemia da Covid-19.

A fonte considerou que a aprovação desta segunda parcela “constitui um dado muito relevante a registar no âmbito da gestão da economia do país e demonstra, mais uma vez, a confiança da comunidade financeira internacio­nal no Programa de Reformas que o Executivo angolano tem estado a desenvolve­r com vista a consolidar a estabilida­de macroeconó­mica do país e relançar a actividade produtiva de Angola, como base para combater a pobreza e aumentar o nível de rendimento­s e de bemestar dos cidadãos”.

Antes, ao revelar o novo desembolso, o Banco Mundial citou, num comunicado, o director para Angola a declarar que a operação “reafirma” a confiança da instituiçã­o financeira internacio­nal nas reformas económicas no país, “destinadas à dinamizaçã­o da economia”.

As operações de financiame­nto às políticas de desenvolvi­mento do Banco Mundial visam ajudar o país beneficiár­io a alcançar o cresciment­o sustentáve­l e reduzir a pobreza, por via de um Programa de Políticas e Acções Institucio­nais.

As reformas assentes nestes financiame­ntoS têm contribuíd­o para a correcção de alguns desequilíb­rios económicos que foram agravados pela pandemia da Covid-19

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola