Jornal de Angola

Apoiante de Kabangu foi morto no Zaire

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Um militante da FNLA, de 65 anos, perdeu a vida, na segunda-feira, no bairro 4 de Fevereiro, em Mbanza Kongo, província do Zaire, na consequênc­ia de graves ferimentos na cabeça e no pescoço, após ter sido supostamen­te agredido por pessoas da ala de Lucas Ngonda.

O director adjunto do Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC) no Zaire, superinten­dente Samuel Malulu, explicou que “a vítima, afecta a ala de Ngola Kabangu, foi agredida na sequência de divergênci­as” no seio daquela formação política. “Os agressores usaram objectos contundent­es contra a vítima, que viria a perder a vida no Hospital Municipal de Mbanza Kongo”, explicou.

Samuel Malulu disse que, na sequência da agressão, “foram detidos três indivíduos directamen­te implicados na acção, acusados do crime de ofensas corporais graves à integridad­e física de outrem que resultou em morte”.

António Makiese, que se apresentou como delegado provincial adjunto da FNLA no Zaire, afecto a ala de Kabangu, explicou que o caso teve lugar às 16h30 de segunda-feira, quando Eduardo Isaac, a vítima, regressava a casa, depois de participar na marcha em alusão ao 15 de Março, Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional.

“Ao regressar da marcha, o nosso militante Eduardo Isaac foi agredido e ferido com gravidade pelos irmãos da outra ala do partido. Apesar de ter sido levado para o Hospital Municipal de Mbanza Kongo, não resistiu e morreu horas depois. A Polícia já tomou conta da situação, numa altura em que preparamos a cerimónia fúnebre e aguardamos que os actores deste crime sejam responsabi­lizados”, disse.

O secretário para a Informação da FNLA, Mfinda Matubakana, apelou, no mesmo dia e localidade, à reconciali­ação dos militantes, para a “salvação política e jurídica do partido”.

 ?? DR ?? MPLA quer manter a província do Cunene como seu bastião
DR MPLA quer manter a província do Cunene como seu bastião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola