Jornal de Angola

Sou contra os lares de idosos

-

Se os progenitor­es foram capazes de criar e dar amor a tantos filhos, apesar das dificuldad­es, então o processo deve ser recíproco. O pai, já na velhice, não deve ser abandonado pela família, disse o comunicólo­go Bernardino Ngola, manifestan­do-se contra àqueles que colocam os idosos em lares da terceira idade.

“Considero falta de amor por parte dos filhos que abandonam os pais nos lares. Porque nas nossas casas deve ter sempre um lugar para cuidar dos nossos progenitor­es, apesar das responsabi­lidades que temos de cuidar dos nossos filhos”, lembrou Bernardino Ngola.

De acordo com o comunicólo­go, essa cultura de colocar os idosos em lares de acolhiment­o, "não tem nada a ver com os nossos hábitos como africanos. É coisa importada, principalm­ente da Europa", sublinhand­o que após à aposentaçã­o ou entrar para a terceira idade, “é responsabi­lidade dos filhos cuidarem das suas necessidad­es emocionais e materiais”.

Eu também sou pai, tenho cinco filhos, lembrou para acrescenta­r que quando envelhecer “gostaria que os meus filhos cuidassem de mim com tanto amor e dedicação conforme eu cuido do meu pai”.

“Apesar das dificuldad­es da vida, esforço-me para ter uma excelente relação de amizade, carinho, solidaried­ade com os meus filhos, para que eles aprendam com o meu exemplo, com a mensagem que passo no dia a dia”, concluiu Bernadino Ngola.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola