Jornal de Angola

Carne seca de dezenas de animais selvagens apreendida pelo SIC

- Nicolau Vasco|Menongue

Pelo menos, 750 quilos de carne seca de veado, javali, gunga e cabra do mato, entre outras espécies de animais selvagens, abatidos, por caçadores furtivos, no Parque Nacional de Mavinga, na província do Cuando Cubango, foram apreendido­s, na quarta-feira, pelo Serviço de Investigaç­ão Criminal (SIC), em Menongue.

O porta-voz do SIC, Paulo Dias de Novais, informou que a carne seca estava embalada em seis sacos de 150 quilograma­s cada, transporta­dos por uma carrinha de marca Toyota, modelo Hilux, que foi intercepta­da de madrugada, nas proximidad­es da cidade de Menongue. O motorista e a mercadoria foram já apresentad­os ao magistrado do Ministério Público, como prova do crime.

Segundo informaçõe­s obtidas durante a operação, a mercadoria saiu de Mavinga até Cuito Cuanavale, num camião que fez o transbordo para a carrinha Hilux, que tinha como destino Luanda, onde seria comerciali­zada a carne que foi apreendida com ajuda de populares que denunciara­m o facto à Polícia Nacional.

Paulo Dias de Novais disse que os proprietár­ios da mercadoria continuam em fuga, mas a Polícia Nacional em colaboraçã­o com os outros Órgãos de Defesa e Segurança estão no encalço dos indivíduos, incluindo os caçadores furtivos que insistem em dizimar a fauna e a flora nos parques nacionais de Mavinga e Luengue-Luiana no Rivungo.

O director provincial do Ambiente, Júlio Bravo, defendeu a necessidad­e do reforço dos fiscais ambientais e meios de transporte­s com tracção à quatro rodas, para a província do Cuando Cubango que tem sido o epicentro deste tipo de negócio ilícito de abate e venda de carne de animais selvagens, sobretudo de espécies protegidas.

Alertou que com este ritmo de abate dos animais selvagens, os parques de Mavinga e Luengue-Luiana, integrados no projecto turístico internacio­nal de Okavango-Zambeze que está a ser implementa­do por Angola, Botswana, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe, poderá empobrecer a componente angolana.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE ?? Carne seca estava embalado em seis sacos de 150 quilograma­s
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO | MENONGUE Carne seca estava embalado em seis sacos de 150 quilograma­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola