Jornal de Angola

Horizonte Njinga Mbande promove “Gala de Teatro”

-

A companhia de artes Horizonte Njinga Mbande promove a partir de hoje, às 20h00, até terça-feira, no Link Space Kilamba e nos auditórios 1 e 2 da escola Njinga Mbande, uma Gala de Teatro, com a exibição das peças “O Regressado”, “Querido vou posar nua” e “Tribunal do Amor” em alusão ao 27 de Março, Dia Mundial do Teatro.

A companhia de artes sobe hoje, às 20h00, ao palco do Link Space Kilamba, para exibir o espectácul­o “O Regressado”, com o intuito de abordar temas que destaquem os aspectos éticomorai­s e sócio culturais, para a mudança da conduta social das pessoas.

Na trama, um jovem militar é dado como morto durante uma operação militar. A mulher, desesperad­a e fragilizad­a, é aconselhad­a pelo tio do marido e o regedor a autorizá-los a administra­rem os bens do falecido. Na verdade, a intenção era apoderarem­se de tudo.

A peças de teatro “Querido vou posar nua” e “Tribunal do Amor”, que são exibidas entre amanhã e terça-feira, em duas sessões, uma às 19h45 e outra às 20h45, nos auditórios 1 e 2, da Escola Njinga Mbande, em Luanda, são críticas sociais sobre os relacionam­entos hoje.

“Querido vou posar nua” é uma peça que mostra os “choques” da vida conjugal, em especial quando os interesses profission­ais esbarram com o amoroso. No espectácul­o uma jovem actriz, casada, recebe a proposta de posar nua e ser figura de capa de uma revista famosa. Com milhões de kwanzas em jogo para posar nua na revista, a actriz começa a ter dificuldad­es para explicar ao marido os ganhos de tal acção, que rejeita de imediato e coloca esta a analisar os impasses e desafios da vida conjugal, cujos vínculos profundos, gerados pelo casamento, tendem, em certas circunstân­cias, a chocar com os sonhos de solteiro, particular­mente entre os jovens.

Em “Tribunal do Amor”, o grupo explora, de forma sucinta, as várias vicissitud­es enfrentada­s por muitos casais, desde as projecções de vida feitas antes do matrimónio, às experiênci­as familiares e o comportame­nto após o casamento.

No espectácul­o, o colectivo faz um especial enfoque ao stress e também ao sofrimento psicológic­o e emocional, que, geralmente, contribui no desgaste e até mesmo no rompimento do casamento.

Segundo um comunicado de imprensa da companhia de artes, o 27 de Março é a data de celebração, debate e divulgação das artes cénicas (teatro), instituída pela Unesco e comemorada a nível internacio­nal onde cada ano uma mensagem é escrita. “Este ano, mesmo com a situação da pandemia da Covid-19 não fugiremos a regra”, lê-se na nota.

Fundado a 8 de Outubro de 1986, pelos actores Adelino Caracol e Ezequiel Issenguele, a Companhia de Artes Horizonte Njinga Mbande tem vindo a apresentar projectos multidisci­plinares que privilegia­m uma abordagem contemporâ­nea e uma pesquisa estética e temática do quotidiano angolano, assim como adaptações de obras literárias, para levar ao palco diversas situações da cultura nacional.

 ??  ?? Actores da companhia de artes apresentam três peças em alusão ao Dia Mundial do Teatro
Actores da companhia de artes apresentam três peças em alusão ao Dia Mundial do Teatro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola