Jornal de Angola

Lopito Feijóo é distinguid­o pela Editora das Letras

- Mário Cohen

O escritor Lopito Feijóo é homenagead­o no domingo, às 8h00, no Shopping Avenida, no Morro Bento, em Luanda, pelo seu contributo no desenvolvi­mento da literatura angolana ao longos dos seus 40 anos em prol da literatura.

O evento intitulado “Desenvolvi­mento da Poesia Nacional”, em homenagem a Lopito Feijóo, é uma iniciativa da Editora das Letras em colaboraçã­o com o Shopping Avenida, alusivo ao Dia Mundial da Poesia, que se assinala no mesmo dia.

A responsáve­l da Editora das Letras, Bruna Botelho, disse que o autor de “Doutrina Sem A Qual Nunca” realizará durante a actividade uma sessão de venda e assinatura de autógrafos do livro “Experiment­ais de Poético”, lançado no ano passado, no Camões - Centro Cultural Português, em Luanda.

Bruna Botelho disse, que o homenagead­o convidou os colegas de escrita, José Luís Mendonça, David Capelengue­la, João Tala, Amélia da Lomba e Adriano Mixinge para falar da sua vida e obra, bem com a sua trajectóri­a literária.

Além dos escritores convidados, disse, Lopito Feijóo contará na actividade com a participaç­ão dos músicos Costa Maweze e Alencar Costa, que irão animar musicalmen­te o público que acorrer domingo ao Shopping Avenida.

Bruna Botelho disse que o reconhecim­ento ao escritor deve-se ao facto de o mesmo ser um poeta que a Editora das Letras tem publicado os seus livros. “Um dos grandes objectivos da editora é, além de colocar no mercado obras de escritores nacionais, motivar e criar o hábito e gosto de leitura à sociedade”, sublinhou a responsáve­l da Editora das Letras.

Lopito Feijóo é originário de Malanje, onde nasceu a 29 de Setembro de 1963. Estudou Direito na Universida­de Agostinho Neto. Publicou obras como “Brilho do Bronze” (Haikais200­5), “Na Idade de Cristo” (poesia declamada em CD1997), “África da Palavra” (1995), “Meditando” (ensaio e crítica, 1994), “Geração da Revolução” (1993), “Meditando”, textos sobre literatura (1992), “Cartas de Amor” (UEA, poesia, 1990), “No Caminho Doloroso das Coisas” (Antologia de Jovens Poetas Angolanos, UEA 1988), “Doutrina” (poesia, UEA, 1987), “Me ditando” (1987), “Rosacor-de-Rosa” (1987) e “Me Ditando, Rosa Cor-de-Rosa, Corpo-a-Corpo” (plaquetes de poesia, 1987).

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor é reconhecid­o pelo seu desenvolvi­mento nas letras
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor é reconhecid­o pelo seu desenvolvi­mento nas letras

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola