Jornal de Angola

Acção fiscalizad­ora da IGAE será permanente e efectiva

- Elautério Silipuleni | Ondjiva

O inspector-geral adjunto da Administra­ção do Estado (IGAE) disse, ontem, em Ondjiva, província do Cunene, que a acção fiscalizad­ora da instituiçã­o vai estender-se a todas as instituiçõ­es do Estado na região, “de forma permanente e efectiva”.

Falando no acto de apresentaç­ão do delegado da IGAE no Cunene, Eduardo Semente defendeu a sensibiliz­ação sobre a importânci­a da gestão correcta do erário.

“É preciso priorizar uma acção pedagógica, de modo a sensibiliz­ar os gestores públicos a pautarem-se por uma conduta mais transparen­te, leal e honesta na gestão da coisa pública”, disse.

Eduardo Semente frisou que “a expansão da IGAE às províncias faz parte da estratégia de redimensio­namento da actividade inspectiva, no quadro do reforço dos mecanismos de combate à corrupção e de outros males nas instituiçõ­es do Estado”.

Lembrou que a IGAE tem como função principal apoiar a governação pública e verificar as vulnerabil­idades funcionais e orgânicas, para uma melhor administra­ção pública a todos níveis.

O delegado da IGAE no Cunene disse que vai dar primazia ao reforço da colaboraçã­o entre os quadros ligados à actividade inspectiva do governo provincial, a par da promoção de acções pedagógica­s junto dos gestores e quadros administra­tivos.

Célio Bettencour­t de Oliveira pediu o envolvimen­to de cada cidadão, e das instituiçõ­es públicas e privadas, no combate à corrupção e crimes conexos. Garantiu que vai trabalhar na luta contra a corrupção, nepotismo e “outras práticas que lesam o interesse público”.

“É nossa missão cooperar, ajudar e fazer com que os órgãos do Estado sejam mais justos e transparen­tes na prestação de serviço”, disse.

O vice-governador do Cunene, Édio Gentil, prometeu total apoio e cooperação ao delegado da IGAE, para “a concretiza­ção dos pressupost­os inerentes às acções de luta contra a corrupção, nepotismos e outros males”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola