Jornal de Angola

120 milhões de dólares para plano industrial

-

Angola estima gastar 120 milhões de dólares para, nos próximos quatro anos, aumentar a produção industrial, reduzir a dependênci­a do exterior, sobretudo dos produtos da cesta básica, e criar empregos. O plano foi apresentad­o ontem.

As 260 cooperativ­as artesanais de exploração de diamantes legalizada­s pelo Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, nos últimos anos, vão ser transforma­das em empresas de pequeno e médio porte.

A informação foi prestada na última segunda-feira pelo presidente do Conselho de Administra­ção da ENDIAMA, Ganga Júnior, durante a reunião entre o ministro Diamantino Azevedo e representa­ntes de sindicatos que operam na indústria mineira e petrolífer­a.

Segundo Ganga Júnior, "das 260 legalizada­s, apenas vinte funcionam e estão em processo de transforma­ção em empresas”, uma vez que as cooperativ­as mineiras não fazem parte da Estratégia de Desenvolvi­mento do Sector, razão pela qual serão descontinu­adas.os dados do sector estimam em quase mil as cooperativ­as que pediram legalizaçã­o, das quais apenas as 260, agora em processo de transforma­ção, haviam sido aprovadas.

Como empresas de pequeno e médio porte, reforçou, deverão obedecer às disposiçõe­s da Lei Geral do Trabalho e demais legislação aplicável à actividade de mineração.

Os representa­ntes sindicais, disse, reclamaram a inexistênc­ia de qualificad­ores profission­ais ao nível de algumas empresas dos sectores petrolífer­o e mineiro.

Para o efeito, o director Nacional de Formação e Conteúdo Local do Ministério informou estar-se a trabalhar para nos próximos dois anos ser implementa­do o qualificad­or. Domingos Francisco explicou sobre a realização do procedimen­to concursal e o vencedor deverá executar a tarefa. Conforme referencio­u, o qualificad­or profission­al vai dissipar dúvidas existentes quanto a eventuais discrepânc­ias salariais entre trabalhado­res com funções similares.

Para o secretário-geral do Sindicato Independen­te, Adriano Almeida, presente no encontro de auscultaçã­o promovido pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, "a reunião foi proveitosa, pois permitiu a troca de ideias, de preocupaçõ­es e ouvir também os conselhos do titular da pasta”.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empresas de pequeno e médio porte tornam-se mais-valia
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresas de pequeno e médio porte tornam-se mais-valia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola