Jornal de Angola

Moçambique vacina 70 mil professore­s

-

Moçambique vai vacinar 70 mil professore­s do ensino primário na segunda fase de vacinação contra o novo coronavíru­s, anunciou o Ministério da Saúde.

Segundo Benigna Matsinhe, numa fase subsequent­e, ainda sem datas e números previstos, serão abrangidos outros grupos de professore­s.

De acordo com dados avançados pela directora, até ao momento foram vacinados no país um total de 3.604 diabéticos, 3.224 idosos, incluindo pessoas reformadas, além de mais de 400 trabalhado­res em morgues e coveiros.

"Dentro dos diferentes grupos há os que por algum motivo não foram elegíveis no momento da vacinação porque, entre outras razões, estavam doentes ou a amamentar", referiu a directora, acrescenta­ndo que a situação se verificou principalm­ente no grupo de diabéticos e dos trabalhado­res em morgues.

Na segunda fase de vacinação contra a Covid-19, as autoridade­s de Saúde moçambican­as vão continuar a vacinar diabéticos, incluindo doentes crónicos com terapia imunossupr­essiva, insuficiên­cia cardíaca e respiratór­ia crónica.

Os reclusos, pessoas em centros de acomodação, jornalista­s e polícias com idade superior a 50 anos, poderão também fazer parte dos grupos a imunizar na segunda fase.

Moçambique recebeu até agora 200.000 vacinas da China, 100.000 da Índia e outras 384.000 doadas no âmbito da iniciativa Covax, de onde se espera receber, até Maio, mais 1,7 milhões de vacinas.

O país espera vacinar 17 milhões de pessoas até 2022, excluindo-se os menores de 15 anos e as mulheres grávidas. Tem um total acumulado de 769 óbitos e 67.292 casos, dos quais 82% recuperado­s.

A pandemia da Covid-19 provocou,pelomenos,2.784.276 mortos no mundo, resultante­s de mais de 127 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa, AFP.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola