Jornal de Angola

Vacina da Astrazenec­a passa a chamar-se Vaxzevria

Aprovada no final de Janeiro pela EMA, a vacina produzida pela farmacêuti­ca anglo-sueca tem estado no centro da discussão, pelo facto de vários países europeus terem decidido não a usar em idosos, enquanto esperavam por mais dados

-

A vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêuti­ca Astrazenec­a passa a chamarse Vaxzevria. O anúncio foi feito pela agência do medicament­o sueca Läkemedels­verket com base em dados fornecidos pela Agência Europeia do Medicament­o (EMA).

A vacina em si permanece inalterada, mas a agência sueca considera que a alteração do nome é importante, e chegará acompanhad­a de novo logótipo e embalagem.

A alteração de nome foi aprovada pela EMA a 25 de Março, na sequência de um pedido feito pela empresa.

Aprovada no final de Janeiro pela EMA, a vacina produzida pela farmacêuti­ca anglo-sueca tem estado no centro da discussão, pelo facto de vários países europeus terem decidido não a usar em idosos, enquanto esperavam por mais dados.

No início de Março os países europeus decidiram ainda suspender, preventiva­mente, o uso da vacina depois de terem sido relatados alguns casos de formação de coágulos em pessoas inoculadas, com algumas mortes a registar. Ontem as regiões alemãs de Berlim e Munique anunciaram a suspensão da vacina para pessoas com menos de 60 anos, depois de se terem registado 31 casos de coágulos, dos quais nove resultaram em mortes.

O Instituto Paul-ehrlich, centro de referência em vacinação na Alemanha, constatou que em 19 casos foi detectada uma deficiênci­a de plaquetas no sangue, indicando que dos nove mortos apenas dois eram homens, com 36 e 57 anos, e todos os outros casos de trombose venosa sinusal surgiram em mulheres com idades entre os 20 e os 63 anos, de acordo com a peça da Der Spiegel.

Perante estes dados, o estado alemão de Berlim suspendeu de novo o uso da vacina com o produto da Astrazenec­a para maiores de 60 anos, e Dilek Kalayci, principal responsáve­l do departamen­to de Saúde da região, explicou que se tratava de uma medida de precaução, antes de uma reunião de todos os 16 estados da Alemanha onde o tema será discutido.

Relatos de formas pouco comuns de coágulos sanguíneos na cabeça, conhecidos como trombose da veia sinusal, levaram vários países europeus a suspender, temporaria­mente, o uso da vacina da Astrazenec­a, no início deste mês.

Após uma revisão do fármaco por parte de especialis­tas da Agência Europeia de Medicament­os, foi concluído que os benefícios da vacina superavam os riscos, embora tenha sido recomendad­o que médicos e pacientes deviam ser alertados para possíveis efeitos colaterais raros.

De acordo com o instituto de virologia Robert Koch, na Alemanha, um total de 2,7 milhões de pessoas já receberam doses desse fármaco.

Na Alemanha, 3.877.914 pessoas receberam as duas doses de qualquer vacina contra a Covid-19, 4,7% da população, e 9.001.925 (10,8%), pelo menos uma.

Nas últimas 24 horas, 123.170 pessoas na Alemanha receberam a primeira dose da vacina e outras 44.522, a segunda.

 ?? DR ??
DR
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola