Jornal de Angola

Ideia nasceu de histórias comoventes

-

A ideia

para ajudar famílias carentes nasceu quando, certa vez, ao ver o programa "Fala Angola", da TV Zimbo, Vera depara-se com a história de uma jovem que implorava por comida.

"Ela passava muita fome", realçou. Entrou em contacto com a mesma, que até já era licenciada em Medicina, e, por via disso, ficou a saber de outros problemas que a família enfrentava. “Viviam em péssimas condições”, salientou. Vera partilhou a história com os integrante­s do grupo “Vamos aprender a cozinhar com a Vera”, tendo a mesma comovido o coração de todos. A solução encontrada pelos membros do grupo, para acudir aquela situação, foi a contribuiç­ão de valores. O dinheiro arrecadado permitiu não só colocar comida em casa dela, como, também, pagar a renda da casa. “Além disso, conseguimo­s enquadrá-la no sector em que se formou”, frisou.

Dias depois, o mesmo canal televisivo voltou a passar outra história que abalou os pilares emocionais de Vera e de outras integrante­s do grupo. Trata-se de uma senhora que procurava casas de óbito para se alimentar. O grupo voltou a unir forças e, mais uma vez, estendeu o braço à senhora. A partir daí, Vera começa a seguir bem mais de perto o o programa, para ver casos que podiam ajudar. Não levou muito tempo para, mais uma vez, confrontar-se com outra história dramática. Diferente das duas anteriores, esta mostrava um ancião de 87 anos, que, depois de abandonado pelos filhos, passou a viver em péssimas condições, no município de Cacuaco. Foi acolhido por uma senhora, que também não dispunha de grandes condições em sua casa, que carecia de muitas obras. O grupo “Vamos aprender a cozinhar com a Vera” entra, mais uma vez, em acção, demolindo a residência, para, no seu lugar, erguer uma outra, já mobilada. O ancião Domingo António, que dormia num compartime­nto da casa que se parecia mais a um beco, passou a ter o seu próprio quarto. “Demos uma vida diferente ao mais velho”

“O menino Mendinho”

Enquanto a casa era construída, um adolescent­e de aparenteme­nte 17 anos ofereceu-se para ajudar nas obras, sem contrapart­ida. Admirada com o gesto,

Vera pergunta onde ele vivia. “Alí, naquela casa”, apontou uma residência bem ao lado da obra. Ela decidiu fazer uma visita a casa, para conhecer a família. É apanhada de surpresa. “Não queria acreditar! O menino vivia em condições piores que a da família que estávamos a ajudar, mas, nunca pediu para ser ajudado também”, conta. Vera lembra que chegavam a deitar material de obra que fazia falta em sua casa, mas, mesmo assim, nunca se pronunciou. Comovidos com a realidade do Mendinho, como é carinhosam­ente tratado, o grupo “Vamos aprender a cozinhar com a Vera” decide alargar o raio de acção, partindo, também, a casa do menino, para a construção de uma outra. “Foi a forma que encontramo­s para retribuir o gesto de bondade”, disse.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola