Jornal de Angola

Líder do partido da Merkel promete restaurar a confiança

-

O actual líder da União Democrata-cristã (CDU), partido da chanceler alemã, Angela Merkel, prometeu, ontem, restaurar a confiança do eleitorado alemão, num momento em que existe um descontent­amento generaliza­do no país devido à gestão da actual crise pandémica.

A cerca de seis meses das eleições gerais na Alemanha, agendadas para 26 de Setembro, os índices de aprovação do partido conservado­r também estão a ser abalados por um recente escândalo, conhecido como o “caso das máscaras”, que envolveu parlamenta­res da CDU e do seu aliado bávaro União Social-cristã (CSU) e o respectivo alegado enriquecim­ento com um negócio de compra de máscaras de protecção individual durante o ano passado. Alguns desses representa­ntes acabaram por abandonar as respectiva­s forças políticas.

“Erros na gestão da pandemia e certos erros pessoais, egoísmo nas nossas próprias fileiras, afastaram a confiança na fiabilidad­e e levaram à diminuição das capacidade­s da CDU como um todo”, declarou Armin Laschet, que assumiu a liderança do partido conservado­r alemão em Janeiro deste ano.

“Vamos mudar isso, vamos fazer melhor. Assumirei uma responsabi­lidade pessoal por isso”, afirmou o político e possível candidato para substituir a chanceler alemã (no poder há cerca de 16 anos) na liderança do país após as eleições gerais de Setembro.

A CDU ainda não designou o seu candidato a chanceler. É expectável que a força política decida sobre esta matéria entre o período da Páscoa e o final de Maio.

Em meados deste mês, Armin Laschet já tinha prometido melhorar a gestão da crise pandémica no país, após um revés eleitoral e um desempenho“decepciona­nte”dacdu nas eleições em dois estados do Sul da Alemanha, Badenwürtt­emberg e Renânia-palatinado. Ontem, o dia ficou marcado com o lançamento de uma plataforma eleitoral.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola