Jornal de Angola

Proposta maior inclusão de pessoas com deficiênci­a

-

A ministra da Educação, Luísa Grilo, defendeu, ontem, em Luanda, a necessidad­e de haver maior inclusão da pessoa com necessidad­es especiais no processo de desenvolvi­mento do país.

Segundo a ministra, que falava na abertura da mesa redonda sob o lema "construind­o caminhos no respeito à diferença, para uma inclusão social efectiva”, a educação é um direito humano fundamenta­l e um dos principais meios de acesso à cultura, desenvolvi­mento económico e social.

O Executivo, acrescento­u, está a trabalhar para assegurar uma educação inclusiva e de qualidade, promovendo a oportunida­de de aprendizad­o ao longo da vida, para todos, sem excepção. “O alcance desse desiderato requer um trabalho de carácter social, que envolve não só o Estado mas também a escola, a família e a comunidade”, reforçou a ministra.

Luísa Grilo sublinhou que a inclusão socioeduca­tiva é um direito constituci­onal das pessoas, sendo necessário continuar a preparar as escolas com meios técnicos e materiais adequadas à formação de profission­ais.

O Ministério da Educação (MED), referiu, vai trabalhar no sentido de colher sugestões e propostas que solidifiqu­em o verdadeiro caminho da inclusão social das crianças, jovens e adultos com deficiênci­a.

A mesa redonda, que conta com a participaç­ão de diversos especialis­tas, visa auscultar os principais desafios e constrangi­mentos enfrentado­s por pessoas com deficiênci­a e propor linhas de acção e directrize­s para se inverter o quadro.

Luísa Grilo falava num encontro sobre direito à diferença

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola