Jornal de Angola

Interdita actividade de pesca extractiva

- Kátia Ramos |

O Ministério da Agricultur­a e Pescas decidiu interditar, de 1 de Abril a 30 de Julho, em toda a costa marítima sob jurisdição da República de Angola, a actividade de pesca extractiva.

O Ministério pretende paralisar todas as embarcaçõe­s licenciada­s para a renovação sustentáve­l dos recursos pesqueiros.

A medida tem suporte no artigo 7º da Lei nº6-a/04 de 8 de Outubro, relativame­nte à implementa­ção de medidas de prevenção e gestão dos recursos biológicos aquáticos e do ambiente marinho, bem como de prevenção de perigos.

De acordo com um comunicado do Ministério da Agricultur­a e Pescas, findo o prazo, todos operadores podem voltar à actividade piscatória normal.

A medida deixa pescadores descontent­es, pois, referem, dependem da pesca para sobreviver.

José de Sousa, pescador há 12 anos, na praia da Mabunda, bairro da Samba, em Luanda, disse que os pescadores têm conhecimen­to que, trimestral­mente, é proibida a pesca do peixe carapau, para evitar a extinção da espécie.

O pescador disse não entender a interdição imposta pelo ministério, visto que a pesca artesanal não prejudica em nada o alto mar.

"Se esta interdição se cumprir haverá revolta e muitos vão às ruas roubar para comer", disse Hugo Prado, dono de três chatas e um barco, que dão sustenta a oito chefes de família.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola