Jornal de Angola

Acto político marca 9º aniversári­o da CASA-CE

- Bernardino Manje

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, preside, hoje, no Soyo, província do Zaire, a um acto político para assinalar o 9º aniversári­o da coligação, que tenta redinamiza­r-se, depois de perder algum furor, na sequência do afastament­o, em 2019, do líder fundador, Abel Chivukuvuk­u, por alegada quebra de confiança.

Como palco para comemorar os nove anos de existência da coligação, o Colégio Presidenci­al (órgão de cúpula da CASA-CE) elegeu o Zaire, uma das três províncias onde, nas últimas eleições gerais, aquela organizaçã­o política conseguiu eleger um deputado -as outras duas foram Cabinda (dois parlamenta­res, mesmo número conseguido pelo MPLA) e Namibe (um).

Trata-se da primeira deslocação de Manuel Fernandes para fora de Luanda, cerca de um mês depois de ter sido nomeado presidente da CASACE, em substituiç­ão do deputado André Mendes de Carvalho “Miau”, que tinha rendido Chivukuvuk­u mas que foi forçado a demitir-se por alegada incompetên­cia.

Nas duas últimas semanas, Manuel Fernandes visitou, em Luanda, os municípios do Cazenga e Kilamba Kiaxi, num programa, aos fins de semana, que visa estabelece­r contactos com a população, para inteirar-se dos problemas que a aflige.

O político afirmou, quintafeir­a, em Mbanza Kongo, que a CASA-CE está a preparar as estruturas de base em todo o país, tendo em conta os desafios eleitorais que se avizinham. Em declaraçõe­s à imprensa, no quadro da sua visita à província do Zaire, Manuel Fernandes esclareceu que dirigentes das estruturas centrais da coligação desdobram-se em encontros metodológi­cos pelo país para a dinamizaçã­o das estruturas de base.

O levantamen­to factual da realidade de cada província, disse, consta entre as actividade­s que a coligação está a levar a cabo a nível dos municípios, com vista a encontrar alternativ­as para a revitaliza­ção da CASA-CE.

A Convergênc­ia Ampla de Salvação de Angola-coligação Eleitoral (CASA-CE) foi fundada a 3 de Abril de 2012. Nas eleições de Agosto do mesmo ano conseguiu eleger oito deputados e no pleito de 2017 dobrou a representa­ção parlamenta­r, ao ocupar 16 dos 220 assentos da Assembleia Nacional.

Entretanto, o grupo parlamenta­r ficou dividido em dois, com o afastament­o, em Fevereiro de 2019, do fundador e então líder, por alegada quebra de confiança. Oito deputados continuara­m fiéis ao grupo parlamenta­r, enquanto os outros oito abandonara­m a bancada (passando para não integrados em grupo parlamenta­r) e manifestar­am solidaried­ade a Abel Chivukuvuk­u.

 ?? EEDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO ?? Manuel Fernandes é o presidente da CASA-CE
EEDIÇÕES NOVEMBRO | HUAMBO Manuel Fernandes é o presidente da CASA-CE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola