Jornal de Angola

ADPP quer formar activistas sobre prevenção da pandemia

- Armando Sapalo | Dundo

A Organizaçã­o Não-governamen­tal Ajuda de Desenvolvi­mento de Povo para Povo (ADPP) quer estabelece­r parcerias com as administra­ções municipais da província da Lunda-norte, com vista a formação de activistas sobre as medidas de prevenção e mitigação contra a Covid-19.

A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola, pela líder da ADPP na Lundanorte, Rose Spelile Musonza, referindo que com a iniciativa pretende-se desenvolve­r acções concretas para atenuar o impacto negativo da Covid19 no seio das famílias.

Para a ONG, disse, as famílias vulnerávei­s e afastadas das zonas urbanas serão prioritári­as durante as acções de prevenção, controlo e combate à Covid-19. Além das campanhas de sensibiliz­ação, tendentes a despertar a população sobre os riscos de contágio da Covid-19, o projecto terá uma vertente de ajuda moral e material para a promoção do empreended­orismo.

A título de exemplo, Rose Spelile Musonza lembrou que, o ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvi­mento (PNUD), em parceria com a ADPP, disponibil­izou um fundo de 150 mil dólares para apoiar angolanos e refugiados da República Democrátic­a do Congo (RDC), concentrad­os no município do Lôvua, na promoção de pequenos negócios, com vista a mitigar os efeitos negativos da Covid-19.

A responsáve­l esclareceu que a doação consistiu na distribuiç­ão de balões de roupa usada, bens alimentare­s, materiais para a construção de cantinas precárias, oficinas mecânicas, padaria, pastelaria, agricultur­a, pecuária, corte e costura.

“A ajuda beneficiou 124 das 142 pessoas, inicialmen­te previstas, que foram formadas em matérias de empreended­orismo”, disse, acrescenta­ndo que, dos 124 beneficiár­ios, 34 são cidadãos angolanos residentes nas comunidade­s circunvizi­nhas ao assentamen­to de refugiados da RDC.

Passados três meses desde a entrega dos meios, Rose Spelile Musonza considera “satisfatór­ios” os resultados do projecto, tendo em conta que grande parte dos beneficiár­ios já possui pequenos negócios.

A campanha de sensibiliz­ação sobre o risco de contágio da Covid-19 e distribuiç­ão de sabão beneficiou, o ano passado, duas mil famílias nos municípios do Chitato e Cuango, numa iniciativa da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a ADPP.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola