Jornal de Angola

Mais de seis mil pessoas imunizadas em oito dias

- Arão Martins | Lubango

Mais de seis mil pessoas, entre profission­ais de saúde, idosos e educadores de infância, foram vacinados contra a Covid-19, em oito dias, na Huíla, revelou, ontem, na cidade do Lubango, a directora do Gabinete Provincial da Saúde.

Luciana Guimarães, que anunciou o início da imunização dos professore­s do ensino primário, disse que, até quarta-feira, 31 de Março, mais de 70 por cento dos técnicos de Saúde da província já tinham sido vacinados.

“Por isso, decidimos incluir, também, os professore­s do ensino primário, sobretudo do município do Lubango”, justificou, destacando o papel do Gabinete Provincial da Educação no processo de registo, triagem e vacinação dos professore­s.

O posto de vacinação instalado no Pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte tem capacidade para imunizar seis mil pessoas por dia. “Inicialmen­te, começámos a vacinar 400 pessoas por dia, mas com o passar do tempo imunizávam­os mais de mil diariament­e”, explicou, acrescenta­ndo que, devido às chuvas, que têm criado constrangi­mentos às pessoas que pretendam chegar ao posto de vacinação para receberem a primeira dose da vacina, este número baixou. “Em média, o número de vacinados ronda entre 600 e 750 pessoas”, disse.

Afirmou que as autoridade­s competente­s continuam a trabalhar para que a campanha, que teve início no dia 24 de Março, seja feita, igualmente, nos restantes 13 municípios da Huíla. Luciana Guimarães enalteceu a participaç­ão de todos os técnicos de Saúde, quer civis quer das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, “que têm sido incansávei­s para o êxito da campanha”.

A responsáve­l disse que as equipas de vigilância epidemioló­gica continuam a realizar busca activa de possíveis casos de Covid-19. “Precisamos evitar que haja uma cadeia epidemioló­gica, por isso foram escolhidas pessoas de risco e de possibilid­ade de passar às outras pessoas.

Depois da folga registada ontem, devido à celebração da Sexta-feira Santa, a campanha retoma hoje, às 8h00, no Pavilhão Multiusos da Nossa Senhora do Monte. Amanhã regista-se nova folga para o repouso dos vacinadore­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola