Jornal de Angola

Bazoum empossado Chefe de Estado do Níger

-

Mohamed Bazoum, o Presidente eleito do Níger, fez, oficialmen­te, ontem, o juramento de tomada de posse em Niamey, numa cerimónia que, segundo a AFP, foi realizada num contexto de segurança tenso e raramente visto no país, após o fracassado golpe de Estado do início da semana.

O Presidente cessante Mahamadou Issoufou, que deixa o cargo após dois mandatos de cinco anos, entregou o poder a Mohammed Bazoum.

No discurso de tomada de posse, Mohamed Bazoum, denunciou o que considerou “crimes de guerra” cometidos no país por “grupos terrorista­s”. O Níger “confronta-se com a existência de grupos terrorista­s cuja barbárie ultrapasso­u todos os limites, incluindo o massacre de civis inocentes e verdadeiro­s crimes de guerra”, disse.

Denunciou também que os líderes dos referidos grupos não são nigerinos, mas de outros países, porque nunca reivindica­ram nada ao Estado. Segundo Bazoum, os grupos terrorista­s que atacam o país são o Boko Haram (Nigéria), os filiados ao Estado Islâmico (Mali), e à al-qaeda do Magrebe.

O grupo Estado Islâmico no Grande Sahara (EIGS) cujos dirigentes são magrebinos, e cujas bases estão no território maliano, em Ménaka e Gao, são difíceis de combater, enquanto Bamako não estender a sua administra­ção do Estado em todo o território nacional, esclareceu.

Lamentou o facto de a actual situação do Mali ter um impacto directo na segurança interna do seu país, prometendo que a sua agenda diplomátic­a será centrada sobre o Mali.

O principal opositor de Bazoum, Mahamane Ousmane, contestou os resultados das recentes eleições de 22 de Março e apelou à oposição para não se sentar na Assembleia Nacional e ao Exército para ignorar ordens de uma autoridade “ilegal e ilegítima”.

Mahamane Ousmane, que já foi Presidente do Níger, oficializo­u a sua contestaçã­o nos tribunais e convocou protestos de partidário­s em massa e que foram reprimidos.

 ?? DR ?? Mohamed Bazoum substitui no cargo Mahamadou Issoufou
DR Mohamed Bazoum substitui no cargo Mahamadou Issoufou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola