Jornal de Angola

Dezenas de menores mortos por forças de segurança

-

Cerca de 543 civis, incluindo mais de 40 menores, foram mortos pelas forças de segurança em Myanmar que têm vindo a reprimir a oposição ao novo regime militar desde o golpe de Estado de 1 de Fevereiro, disse, ontem, a Associação de Assistênci­a aos Prisioneir­os Políticos (AAPP).

O número de crianças e adolescent­es mortos duplicou nos últimos 12 dias, disse a ONG Save the Children: “É particular­mente horrível que muitas delas tenham sido mortas nas suas casas, onde deveriam ter estado a salvo de danos”.

É provável que o número de mortos seja muito mais elevado. Mais de 2.700 pessoas foram presas e muitas mantidas incomunicá­veis sem acesso à família ou a advogados, estando desapareci­das. Em Rangum, a capital económica, os residentes deitaram flores nas paragens de autocarros e noutros locais públicos em memória dos “mártires”.

O derramamen­to de sangue dos últimos dias provocou um novo coro de protestos internacio­nais.

Após dois dias de difíceis negociaçõe­s, o Conselho de Segurança da ONU manifestou “profunda preocupaçã­o perante a situação em rápida deterioraç­ão”, condenando “veementeme­nte” a violência, através de uma declaração conjunta.

Alguns membros, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, apelaram a um texto mais forte que previsse “novas medidas”, no caso de uma maior deterioraç­ão da situação, numa referência vaga à possibilid­ade de sanções internacio­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola