Jornal de Angola

Chuva causa restrições no fornecimen­to de água

-

Parte da cidade do Cuito, na província do Bié, está privada do normal fornecimen­to de água potável desde quartafeir­a, devido às intensas chuvas que caiem neste território, nos últimos dias, provocando a inundação do sistema de bombagem, noticiou a Angop.

Estão abrangidos os bairros Azul I, II, Njele, Tchissindo, Cambuluco, Catema e Engenharia. Neste momento, estão a ser feitos trabalhos de manutenção no sistema de captação e distribuiç­ão deste precioso líquido, por parte da Empresa de Águas e Saneamento local (EASBIÉ –EP).

O presidente da EASBIÉE.P, Menezes Chamale, falando à imprensa local, sublinhou que a água da chuva inundou a casa de bombagem do sistema de abastecime­nto do Cuquema II, mas os técnicos

tudo estão a fazer para resolver o problema o mais breve possível.

No Cuito, a Empresa de Águas e Saneamento do Bié tem capacidade de bombear mil 421 metros cúbicos hora, incluindo já com o sistema do Cuquema II, mas actualment­e está com menos de 800 metros cúbicos hora.

Grupo gerador

Por outra, no município do Andulo, indivíduos ainda não identifica­dos vandalizar­am, na quarta-feira passada, o grupo gerador que abastecia energia eléctrica no centro de tratamento e distribuiç­ão de água canalizada, forçando

os munícipes a estarem sem o referido bem. Na região, perto de 200 mil pessoas beneficiam de água potável.

O administra­dor adjunto do Andulo para o sector técnico e infra-estruturas e serviços comunitári­os, Amílcar Borges, explicou que os vândalos retiraram os filtros e tampo do grupo gerador, o que condiciona o normal funcioname­nto.

Asseverou igualmente que a instituiçã­o trabalha no sentido de se ultrapassa­r a situação, assim como envida esforços junto do Serviço de Investigaç­ão Criminal para identifica­r os autores e responsabi­lizálos criminalme­nte.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola