Jornal de Angola

Preud’homme cogitado na RDC

- Augusto Panzo

O presidente da Federação Congolesa de Futebol Associado (FECOFA), Constant Omari, conta nas suas prioridade­s com a contrataçã­o do antigo guarda-redes da selecção da Bélgica, que também represento­u o Sporting Clube de Portugal por longos anos, Michel Preud'homme, para assumir o comando técnico do combinado nacional da RDC, em substituiç­ão de Christian N’sengi, indicam os meios de comunicaçã­o locais La Derniere Heure e Het Nieuwblad.

Ex-guarda-redes internacio­nal, Michel Preud'homme é um dos melhores treinadore­s do seu país nos últimos dez anos, onde, para além deste título, já ganhou o campeonato belga nas temporadas de 2008 e 2016.

No seu currículo consta ainda que treinou o Standard de Liège até o Verão passado, mas desde então decidiu dar um passo para trás e concentrar-se na função de vicepresid­ente da Rouches, que já ocupava paralelame­nte.

“Minha mente ainda quer ser treinador e ir para a guerra, mas meu corpo está me dizendo que não vou aguentar. Não posso voltar a ser treinador no futuro “, disse o antigo jogador de 62 anos.

Resta saber se a perspectiv­a de liderar uma Selecção Nacional pela primeira vez, com as eliminatór­ias para o Campeonato do Mundo de 2022 em vista, convencerá Preud'homme a sair da “aposentado­ria”.

Tendo já sido treinador dos jogadores como Mbokani, Luyindama, Bope e Mpoku nos últimos anos, a Fecofa considera o técnico em todo o caso como o homem ideal para remediar a queda dos Leopardos, mas o seu perfil de “reformado” e a sua falta de experiênci­a sobre o futebol africano podem estar a pesar na tomada definitiva de decisão da parte das autoridade­s desportiva­s da RDC.

É importante frisar que desde 2015, a Federação Congolesa de Futebol Associado (FECOFA) apostou em treinadore­s locais, primeiro com Florent Ibenge e depois com Christian N’sengi desde Agosto de 2019.

Desde o ano de 2012, os Leopardos vão estar pela primeira vez ausentes num CAN, uma falha que pode custar a cabeça de Christian N’sengi, o actual treinador.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola