Jornal de Angola

Custos no produtor registaram subida

-

A taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Produtor (IPP) foi, no quarto trimestre de 2020, de 20,1 por cento, segundo dados divulgados, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

De acordo com o INE, a curva foi influencia­da pela variação de preços dos produtos e serviços das indústrias extractiva­s, com 21,4 por cento, transforma­dora (12,7) e captação, tratamento e distribuiç­ão de água (11,2).

No sector das indústrias extractiva­s, as actividade­s que tiveram maior variação de preços foram as de extracção de petróleo e gás com 20,1 por cento.

Analisando os resultados homólogos por tipo de bens, os intermédio­s foram os que registaram maior variação , com 19,3 por cento, seguidos pelos de consumo (14,2) e produtos de energia (12,6).

Os preços da actividade industrial registaram uma variação de 3,0 por cento no quarto trimestre de 2020, o que é atribuído à variação positiva de preços dos produtos e serviços das indústrias transforma­doras, com 4,6 por cento, e da indústria extractiva (4,4).

Os bens de consumo foram os que tiveram maior variação, com 8,4 por cento, seguidos dos produtos de energia, com 5,8 por cento. O sector das indústrias extractiva­s com 4,0 pontos percentuai­s (pp) foi a que mais contribuiu na variação mensal do IPP, entre o IV trimestre de 2020 e o trimestre anterior.

O IPP é um indicador económico que mede a variação de preços médios de venda no produtor, bem como a sua evolução ao longo do tempo, mostrando assim as tendências inflacioná­rias de curto prazo no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola