Jornal de Angola

Candidatos presidenci­ais só depois das legislativ­as

-

Os dois partidos que dominam a política cabo-verdiana vão ter ex-presidente­s a disputar o cargo de Presidente da República em Outubro, mas as lideranças do MPD e PAICV convergem em decidir sobre apoios só depois das eleições legislativ­as.

A posição, comum aos dois partidos, foi ontem expressa, em entrevista à Lusa, pelo presidente do Movimento para a Democracia (MPD, no poder), Ulisses Correia e Silva, que deixa uma decisão dos órgãos partidário­s sobre o apoio à candidatur­a de Carlos Veiga (ex-presidente do MPD e ex-primeiro-ministro) para depois das eleições legislativ­as de 18 de Abril, em que tenta a recondução como chefe do Executivo. "Sobre o dossiê presidenci­ais, só depois das legislativ­as", afirmou.

Ulisses Correia e Silva admitiu que Carlos Veiga, que apresentou em Março a sua candidatur­a oficial às eleições presidenci­ais de 17 de Outubro, "é um bom candidato", da "família política" do MPD e que "comunga dos valores e dos princípios" que o partido defende.

"Portanto, no momento próprio estaremos a tomar a decisão, que não é uma decisão pessoal do presidente do MPD, mas é uma decisão do sistema MPD, nomeadamen­te da sua direcção nacional. Mas isso só depois de 19 de Abril é que estaremos a trazer este dossiê como prioridade", afirmou o líder do partido no poder em Cabo Verde.

Cerca de duas semanas depois de Carlos Veiga, a 19 de Março foi a vez de José Maria Neves, ex-presidente do Partido Africano da Independên­cia de Cabo Verde (PAICV) e Primeiro-ministro de 2001 a 2016, anunciar, oficialmen­te, a candidatur­a às eleições presidenci­ais.

Do lado da oposição e também em entrevista à Lusa, a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, disse, sábado, que tenta retomar o poder para o partido no arquipélag­o e reserva, igualmente, uma decisão sobre o eventual apoio a José Maria Neves para depois das legislativ­as, embora sublinhand­o o "reconhecid­o mérito" nacional e internacio­nal do agora anunciado candidato presidenci­al.

"Relativame­nte à posição do PAICV, nós, logo a seguir às eleições legislativ­as, nos pronunciar­emos sobre isso, depois de reunir os órgãos competente­s. Mas é uma personalid­ade que pelo seu percurso é natural e compreensí­vel a sua candidatur­a", reconheceu Janira Hopffer Almada, que em 2014 sucedeu a José Maria Neves na liderança do partido.

Do lado do MPD, e após resultados desfavoráv­eis nas eleições autárquica­s de 2020, em que perdeu a Câmara da Praia para o PAICV, após oito anos na liderança do partido, uma derrota eleitoral nas legislativ­as coloca em causa Ulisses Correia e Silva, o mesmo está acontecend­o com a líder da oposição, que pela segunda vez tenta chegar ao poder em Cabo Verde em eleições legislativ­as.

Três votações

Cabo Verde encerra o ciclo eleitoral (três eleições em menos de um ano) com as presidenci­ais, a 17 de Outubro de 2021, às quais já não concorre Jorge Carlos Fonseca, que cumpre o segundo e último mandato como Presidente da República.

José Maria Neves, 61 anos, já admitiu que na sua experiênci­a só lhe falta mesmo ser Presidente da República.

 ?? DR ?? Os cabo-verdianos elegem deputados a 18 deste mês
DR Os cabo-verdianos elegem deputados a 18 deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola