Jornal de Angola

Unidades sanitárias encerradas por falta de recursos humanos

Um grupo de técnicos desloca-se três vezes por semana em cada comuna para consultas ambulatóri­as, dando primazia aos idosos com dificuldad­es de locomoção

- Matias da Costa | Chinguari

Cinco unidades sanitárias estão encerradas, desde 2019, no município do Chinguar, província do Bié, por falta de técnicos de saúde.

A Administra­ção Municipal do Chinguar teve de rescindir os contratos com os profission­ais que trabalhava­m nestas instituiçõ­es, em regime de colaboraçã­o, por falta de disponibil­idade financeira para o pagamento dos subsídios.

Segundo o administra­dor municipal, as unidades sanitárias estão encerradas, concretame­nte, “por não haver respaldo legal, dentro do orçamento do município, para a atribuição de uma verba para o pagamento de subsídios aos trabalhado­res contratado­s pelas autoridade­s locais”.

Afonso Sanguvila disse que a Administra­ção Municipal está a aguardar pela resolução do problema por parte das autoridade­s competente­s.

“Nas nossas acções orçamentai­s não constam eixos que cobrem as remuneraçõ­es deste tipo de prestação de serviço, pelo que a Administra­ção Municipal teve de rescindir os contratos com os técnicos que constituía­m a força de trabalho do sector da Saúde no município”, disse Afonso Sanguivila.

Para fazer face a esta situação, que está a causar enormes constrangi­mentos aos habitantes locais, a Administra­ção Municipal criou equipas de trabalho, compostas por profission­ais do sector da Saúde para a assistênci­a médica e medicament­osa em várias localidade­s.

O grupo de técnico desloca-se três vezes por semana em cada comuna para consultas ambulatóri­as, dando primazia aos idosos que apresentam dificuldad­es para a locomoção.

Afonso Sanguvila enalteceu o empenho dos técnicos de saúde colocados no Hospital Municipal do Chinguar e nocentro Materno-infantil, que “não têm poupado esforços ante a carga de trabalho que têm por estarem frequentem­ente nas comunas”.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, o município do Chinguar conta com 17 unidades sanitárias em funcioname­nto, quatro médicos de Medicina Geral e 83 técnicos de saúde.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, o município do Chinguar conta com 17 unidades sanitárias em funcioname­nto, quatro médicos de Medicina Geral e 83 técnicos de saúde

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Técnicos do Hospital Municipal do Chinguar não poupam esforços no atendiment­o à população
EDIÇÕES NOVEMBRO Técnicos do Hospital Municipal do Chinguar não poupam esforços no atendiment­o à população

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola