Jornal de Angola

Cremilda de Lima defende promoção da literatura infantil

- Manuel Albano

A criação de novos hábitos de leitura é um processo de amadurecim­ento que passa pela maior divulgação da literatura infantil e deve ser responsabi­lidade de toda a sociedade, defendeu, na sextafeira, em Luanda, a escritora Cremilda de Lima.

A professora e escritora, que foi homenagead­a pela Editora das Letras, na sextafeira, Dia Internacio­nal da Literatura Infantil, pelo contributo prestado à literatura infanto-juvenil ao longo dos anos, pediu maior atenção e incentivo a este género, para que surjam novos autores.

Durante a homenagem, ocorrida no Shopping Avenida, no Morro Bento, em Luanda, a organizaçã­o realizou uma feira do livro, para impulsiona­r os hábitos de leitura e a compra de livros, assim como efectuou encontros de intercâmbi­o entre escritores e ilustrador­es com as comunidade­s.

Ao longo da feira, Cremilda de Lima esteve sempre disponível ao diálogo e para a troca de experiênci­a com as crianças. No final, agradeceu a distinção e prometeu continuar a trabalhar em prol da literatura infantil.

A feira contou com a parceria do projecto “Poesia ao Pôr-do-sol”, coordenado pela escritora Kanguimbo Ananás. Sob o lema “As motivações de Cremilda de Lima”, o encontro ficou marcado pela presença de ex-alunos da professora, que festejou os 57 anos de carreira.

Mérito

O reconhecim­ento de todo o contributo dado por Cremilda de Lima, e muitos outros autores, ao engrandeci­mento da literatura infantil merece a atenção de toda a sociedade, por ter ajudado a moldar uma geração, defendeu, ontem, Bruna Botelho, da Editora das Letras.

Para Bruna Botelho, estas homenagens devem ser mais abrangente­s e incluir muitos outros autores, alguns dos quais ainda no activo, mas em risco de caírem no esquecimen­to, apesar de todo o trabalho feito ao longo dos anos em prol deste género.

“As distinções devem e vão continuar. Não queremos atribuir certificad­o de mérito apenas a Cremilda de Lima. É preciso reconhecer todos que têm dado muito de si pela causa literária, em especial de géneros tão importante­s como o infantil”, destacou.

Em relação a realização de feiras do livro, adiantou que a Editora das Letras pretende as tornar mais participat­ivas e inclusivas, levando os livros mais ao encontro dos leitores, através de uma agenda cultural diversific­ada e interactiv­a.

 ?? DR ?? “Mank” é o líder na corrida aos prémios deste ano e traz uma produção diferente das demais
DR “Mank” é o líder na corrida aos prémios deste ano e traz uma produção diferente das demais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola