Jornal de Angola

Leda da Silva Neto foi ontem a sepultar no Alto das Cruzes

- Santos Vilola

No jazigo da família de Agostinho Neto, no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda, repousam, desde ontem, para descanso eterno, os restos mortais de Leda da Silva Neto, a filha mais nova do primeiro Presidente da Angola Independen­te, António Agostinho Neto. .

No jazigo familiar de Maria Eugénia Neto e filhos, no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda, repousam, desde ontem, para descanso eterno, os restos mortais de Leda da Silva Neto, a filha mais nova do primeiro Presidente da República, Agostinho Neto.

A cerimónia fúnebre, ontem, começou com momentos de oração (bênção de sepultura) cristã católica e cânticos religiosos. Antes de rumar para o cemitério, onde o cortejo fúnebre foi recebido com música da banda da Igreja Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, os restos mortais de Leda Neto foram velados, quis o destino, no memorial erigido em homenagem ao pai, Agostinho Neto, durante toda a manhã de ontem.

Dor, luto e consternaç­ão, naturais pela perda de vida, nos rostos de familiares, amigos, membros do Executivo e líderes religiosos dominaram a cerimónia fúnebre em que a mãe, Maria Eugénia Neto, sentada diante do caixão forrado com a bandeira da República, recebia gestos de conforto e consolação.

A cerimónia, testemunha­da pelos ministros de Estado e chefe da Casa de Segurança, Pedro Sebastião, e para a Área Social, Carolina Cerqueira, entre outros dignitário­s, foi curta, em pleno Estado de Calamidade Pública, devido à pandemia da Covid 19. Nascida em 5 de Janeiro de 1964, em Brazzavill­e, Congo, Leda da Silva Neto, que morreu a 20 de Março, em Lisboa, por doença prolongada, era a mais nova dos três filhos de Agostinho Neto com a escritora Maria Eugénia Neto.

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, em nota distribuíd­a à imprensa, oportuname­nte transmitiu as suas condolênci­as à família. “Em nome da minha família e no meu próprio, cumpre-me o dever de apresentar as nossas mais sentidas condolênci­as à mãe, irmãos e restantes familiares, pelo faleciment­o de Leda Neto, ocorrido na manhã de hoje em Lisboa”, escreveu o Presidente da República, no dia da morte. “Curvamo-nos com tristeza perante a memória de Leda Neto, que em vida soube honrar o legado de seu pai, colocando com simplicida­de e bastante humildade o seu saber e conhecimen­to ao serviço do engrandeci­mento da Pátria de Agostinho Neto, seu Ilustre Pai”, lê-se na nota.

João Lourenço expressou ainda “indefectív­el solidaried­ade” a “toda a família enlutada neste momento de dor.”

Ontem, a ministra de Estado para a Área Social, reconheceu a dedicação de Leda da Silva Neto enquanto jovem que ansiava um futuro melhor para o país, enquanto o deputado do MPLA Mário Pinto de Andrade ressaltava as qualidades enquanto funcionári­a e quadro do Banco Nacional de Angola.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministros de Estado e outros dignitário­s assistiram ao funeral
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministros de Estado e outros dignitário­s assistiram ao funeral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola