Jornal de Angola

Uma missão contra a inseguranç­a marítima

-

O navio Setúbal deve permanecer atracado no Porto de Luanda entre 12 e 19 deste mês e, de 20 a 24 de Abril, escalar o Porto do Lobito. Durante a sua permanênci­a em Angola, a missão vai estar em Ambriz, província do Bengo, com o objectivo de realizar treinos e exercícios conjuntos entre o navio de guerra português e a brigada de fuzileiros navais da Marinha de Guerra Angolana.

“Além dos exercícios conjuntos entre as forças de fuzileiros de Portugal e Angola, terão lugar exercícios conjuntos de busca e salvamento, de vigilância e segurança marítima, em múltiplas vertentes, com embarques a bordo, que contribuir­ão para reforçar o treino e a afirmação do Estado angolano no mar e para a segurança marítima na região”, refere uma nota da Embaixada de Portugal em Luanda.

O navio, uma unidade “não combatente” vocacionad­a para “exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabi­lidade nacional”, tem uma guarnição de 58 militares, incluindo uma equipa de abordagem e uma equipa de mergulhado­res.

Entretanto, além de Angola e de São Tomé e Príncipe, estas acções de cooperação desenvolve­m-se nomeadamen­te com Cabo Verde, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné-bissau, Senegal e ainda com o Gana. Esta iniciativa, que Portugal tem efectuado desde 2008, pretende, com os seus meios navais, efectuar cooperação com as marinhas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e outras marinhas de países também amigos na região, numa situação essencialm­ente de ajuda e cooperação, relativame­nte à segurança marítima na região do Golfo da Guiné, onde ocorrem cerca de 95% dos casos de inseguranç­a marítima.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola