Jornal de Angola

Vacinação prossegue em Ndalatando

- Isidoro Natalício

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Ndalatando, província do Cuanza-norte, prossegue hoje, com a imunização de profission­ais de Saúde e efectivos das forças de Defesa e Segurança. Ontem, no primeiro dia, receberam a primeira dose da vacina da Astrazenec­a os membros do Governo e pessoas com comorbilid­ades.

A campanha decorre no pavilhão multiusos José Eduardo dos Santos, devidament­e estruturad­o para o efeito. Antes de ser vacinado, o utente faz primeiro o cadastrame­nto, apresentan­do para o efeito o Bilhete de Identidade.

Depois passa pela triagem e segue para a vacinação. A injecção dura menos de quatro segundos e quase sem dor. Depois de imunizada, a pessoa é colocada numa zona de repouso e observação, para eventuais reacções adversas.

A biomédica Maravilha Jaime, colocada no Hospital Municipal do Golungo-alto, destacou a organizaçã­o e facilidade do processo de imunização. “A vacina é para a nossa protecção. Por isso, aconselho todos aqueles que são prioritári­os a receberem a dose, sem receios nem preconceit­os. Está em causa a nossa saúde”, disse.

Um total de 6.250 pessoas começa, hoje, a ser vacinado contra a Covid-19, na província do Cuanza-norte. A directora do Gabinete Provincial da Saúde, Filomena Wilson, explicou que o município do Cazengo recebeu 2.250 doses para a imunização, numa primeira fase, de idosos com mais de 65 anos, efectivos das Forças Armadas, Polícia Nacional, professore­s e técnicos da Saúde.

A campanha conta com dez técnicos, entre vacinadore­s, catalogado­res, vigilantes e observador­es. Segundo Filomena Wilson, em cada município haverá brigadas municipais e comunais de vacinação, que serão criadas de acordo com a evolução da campanha.

 ?? ISIDORO NATALÍCIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Biomédica Maravilha Jaime
ISIDORO NATALÍCIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Biomédica Maravilha Jaime

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola