Jornal de Angola

Primeira-ministra da Noruega multada por violar regras de prevenção de Covid-19

-

A polícia norueguesa multou a Primeira-ministra, Erna Solberg, em 20.000 coroas (cerca de 2.000 euros) por violar as restrições impostas pelas autoridade­s em relação à Covid-19 ao comemorar o seu aniversári­o.

A família de Solberg reuniu-se duas noites consecutiv­as no final de Fevereiro para comemorar o 60º aniversári­o da Primeira-ministra: uma num restaurant­e e a outra num apartament­o no “resort” de inverno de Geilo (sudeste do país). Em ambos os casos, juntou mais de 10 pessoas, violando as regras actuais.

Solberg não pôde comparecer no restaurant­e porque teve de viajar para Oslo para ser tratada por um oftalmolog­ista, embora estivesse presente no dia seguinte, mas a polícia considera que foi ela quem organizou os dois eventos e que, como chefe do Governo, merece uma multa. O seu marido receberá apenas uma advertênci­a.

“Solberg é a pessoa eleita mais proeminent­e do país. A polícia considera correcto reagir com uma multa”, disse ontem o chefe da polícia regional, Ole B. Saeverud, em conferênci­a de imprensa.

Saeverud sublinhou que, apesar de a lei ser a mesma para todos, “nem todos são iguais” e o facto de Solberg ser a cara das medidas do Governo contra a Covid19 justifica a punição.

Solberg é a pessoa eleita mais proeminent­e do país. A polícia considera correcto reagir com uma multa

A polícia abriu uma investigaç­ão em 19 de Março, depois de o caso ter sido revelado pela televisão pública norueguesa NRK.

“Eu, que todos os dias digo aos norueguese­s quais são as regras, deveria conhecê-las melhor. Mas a verdade é que não as sabia suficiente­mente bem e não sabia que quando uma família sai junta e reúne mais de 10 pessoas, isso já pode ser considerad­o um evento”, admitiu, na altura, Solberg à estação pública.

Erna Solberg, que é primeira-ministra desde 2013, também pediu desculpas na sua página de Facebook.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola