Jornal de Angola

União Africana entrega apoio às vítimas de Bata

-

A comissária dos Assuntos Sociais da União Africana (UA), Amira Elfadil, entregou, ontem, ao Presidente da Guiné Equatorial um donativo de 100 mil dólares, no final de uma missão de solidaried­ade, após as explosões em Bata. Segundo a Efe, durante a deslocação, a missão da UA esteve reunida com vários ministros do Governo da Guiné Equatorial e visitou o local das explosões, ocorridas a 7 de Março num campo militar na cidade portuária de Bata, causando mais 100 mortos e 600 feridos.

A delegação foi ainda recebida pelo Chefe de Estado, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo em Bata. “O Presidente expressou gratidão ao presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, por demonstrar solidaried­ade com o seu país”, escreveu Amira Elfadil. A comissária acrescento­u ter apresentad­o condolênci­as ao Governo e ao povo da Guiné Equatorial pelo “infeliz incidente das explosões”.

A cidade portuária de Bata, a mais populosa da Guiné Equatorial, foi abalada, a 7 de Março por uma série de explosões num quartel militar, que provocaram a morte a mais de uma centena de pessoas e avultados danos materiais.

Na sexta-feira, a Polícia ocupou a Praça da Mulher, no Centro da capital, para onde um grupo de jovens opositores tinha previsto uma homenagem às vítimas das explosões e para contestar a acção do Governo, segundo a Lusa.

Para os organizado­res do evento, a explosão no quartel “não foi um acidente, foi uma tragédia anunciada”, porque o país é “um gigantesco arsenal militar” que o regime mantém com medo da revolta popular.

O Governo apontou o mau uso de munições e explosivos militares que estavam guardados no quartel como a causa do acidente, que motivou um pedido de ajuda internacio­nal pelas autoridade­s de Malabo.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola