Jornal de Angola

39 jornalista­s recebem carteiras profission­ais

- Delfina Victorino e José Chaves | Cuito

Trinta e nove jornalista­s de vários órgãos de Comunicaçã­o Social na província do Bié receberam, sexta-feira, no auditório da Mediateca Abel Abraão, as suas carteiras profission­ais.

A presidente da Comissão de Carteira e Ética, Luísa Rogério, que fez a entrega dos documentos, lembrou que o Bié foi a primeira região a entregar de, forma completa e a tempo limite, a documentaç­ão para o acesso à Carteira Profission­al. “Os profission­ais que tiveram dificuldad­es em se inscrever têm mais 30 dias para fazê-lo”.

A presidente da Comissão de Carteira e Ética afirmou que a instituiçã­o rende a primeira homenagem, a título póstumo, ao malogrado jornalista Abel Abraão, com a entrega da Carteira Profission­al e de um certificad­o. “Vamos homenagear, a título póstumo, cinco jornalista­s, sendo Abel Abraão o primeiro a ser homenagead­o, pela sua contribuiç­ão no jornalismo.

Durante a cerimónia, dois jornalista­s do grupo Rádio Nacional de Angola, no Bié, fizeram a devolução da Carteira Profission­al, devido à incompatib­ilidade de serviço, conforme regem os estatutos da Comissão da Carteira e Ética.

O secretário provincial do Sindicato dos Jornalista­s Angolanos no Bié (SJA), Martinho Anselmo Canequela, afirmou que a atribuição da carteira prestigia os profission­ais e dá maior responsabi­lidade e credibilid­ade aos jornalista­s.

O vice-governador da província do Bié para a área Política, Social e Económica, António Manuel, disse ser fundamenta­l que os jornalista­s exerçam a actividade de forma profission­al, com o objectivo de formar e informar e não actuar como activistas políticos.

 ?? LEONARDO CASTRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Um dos beneficiár­ios pousa com a presidente da comissão
LEONARDO CASTRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Um dos beneficiár­ios pousa com a presidente da comissão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola