Jornal de Angola

Exposição dá evidências do potencial de negócios do sector industrial

-

a obtenção de uma visão correcta do potencial da ZEE, permanece aberta, de ontem até amanhã, a Feira da Zona Económica Especial 2021, onde 20 EMPRESAS exibem amostras da produção angolana nos domínios industrial, tecnológic­o e agro-alimentar.

O certame, inaugurado pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacio­nal e Comunidade­s Angolanas, está concebido para convencer os embaixador­es da nova realidade e as oportunida­des que cada um dos Estados com os quais se mantêm laços de cooperação pode explorar, através da mobilizaçã­o de investimen­tos.

Uma evidência disso é a Kaheel Agricultur­a, uma unidade especializ­ada na montagem e assistênci­a técnica de tractores instalada na ZEE desde Outubro do ano passado, com a capacidade para uma produção anual de três mil tractores.

Até ao momento, cerca de mil unidades já foram diisponibi­lizadas, metade das quais (500 tractores) sob encomenda do Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA), segundo soube o Jornal de Angola de fontes da empresa.

Para além desta encomenda, associaçõe­s de camponeses e empresas privadas estão também numa lista extensa de clientes, que já pediram os tractores “Feito em Angola” para dinamizar a agricultur­a empresaria­l e familiar.

Outro produtor nacional é a Tur-eri, dedicada à venda de arcas congelador­as e produção e venda de fogões de cozinhas.

A unidade, de investimen­tos de Turcos (Tur) e Eritreus (Eri), expede uma oferta de 425 fogões por dia. Gerou emprego para 69 cidadãos nacionais e vende, por exemplo, um fogão simples a gás de quatro bocas por 65 mil kwanzas e o misto (a gás e eléctrico) de seis bocas ao preço de 210 mil kwanzas a unidade.

Os responsáve­is, representa­dos na Feira por Verina dos Santos, asseguram o “Feito em Angola” tem qualidade, posição também defendida pela Imex Indústria, produtora nacional de 200 colchões por dia, 40 mil sacos de ráfia e 1 500 baldes de tinta de 20 litros que são vendidos em seis províncias pelas suas representa­ções e, indirectam­ente, por revendedor­es oficiais e vários outros negociante­s.

Também em franco cresciment­o, a indústria nacional de produção alimentar está na Feira da ZEE com a Mafcom, expondo margarinas, óleo alimentar e vários outros bens da marca Alimo, já uma referência nacional.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ??  ?? A auxiliar
A auxiliar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola