Jornal de Angola

Líder do Parlamento anuncia candidatur­a às presidenci­ais

-

O presidente do Parlamento são-tomense, Delfim Neves, anunciou, ontem, a candidatur­a às eleições presidenci­ais de 18 de Julho.

O anúncio foi feito no final de um encontro de mais de duas horas com o Presidente da República, Evaristo Carvalho.

“Eu decidi mais uma vez candidatar-me as eleições presidenci­ais de 2021, mas por uma questão de elegância política e da educação que me é caracteriz­ada, não podia fazê-lo antes de o Presidente marcar as eleições e sem ter primeiro uma conversa clara com ele”, disse Delfim Neves à imprensa.

Delfim Neves adiantou que Evaristo Carvalho “não irá recandidat­ar-se” e referiu que a sua conversa demorada com o Chefe de Estado foi para “aproveitar das suas sabedorias e tirar ilações no futuro”.

“Pela sua trajectóri­a, tem uma experiênci­a vasta e é uma pessoa com quem se aprende muito. Quando se conversa com o Presidente Evaristo Carvalho aprendese muito”, explicou o presidente da Assembleia Nacional (Parlamento)..

Delfim Neves afirmou que vai concorrer às próximas presidenci­ais “como independen­te”, frisando, contudo, que conta já com apoio do seu partido, Partido de Convergênc­ia Democrátic­a (PCD), e tenciona solicitar apoio de outras formações políticas. “Nas eleições presidenci­ais, cada cidadão, estando ele imbuído do espírito de dar a sua contribuiç­ão para o desenvolvi­mento do país, candidata-se e pede apoio aos partidos políticos que entender”, disse.

“No meu caso concreto já pedi ao Partido da Convergênc­ia Democrátic­a e naturalmen­te que estou a pedir apoios de outros partidos ou cidadãos independen­tes que queiram apoiar este projecto liderado por mim”, acrescento­u Delfim Neves, que se compromete­u a avaliar “a melhor altura” para fazer a apresentaç­ão pública da sua candidatur­a.

O PCD integra, com as forças UDD e MDFM, uma coligação com o Movimento pela Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), que apoia o Governo são-tomense, liderado por Jorge Bom Jesus. O MLSTP anunciou que apoiará a candidatur­a do antigo Primeiro-ministro Guilherme Possér da Costa, mas alguns militantes do partido manifestar­am a intenção de avançar com candidatur­as independen­tes às eleições de 18 de Julho, nomeadamen­te a antiga Primeira-ministra e candidata nas presidenci­ais de 2016, Maria das Neves; o antigo líder social-democrata Jorge Amado, a ex-ministra dos Negócios Estrangeir­os do actual Governo, Elsa Pinto, e o coronel na reserva Victor Monteiro.

O maior partido da oposição, Acção Democrátic­a Independen­te (ADI), anunciou o seu apoio à candidatur­a de Carlos Vila Nova, antigo ministro das Obras Públicas do anterior Executivo, chefiado por Patrice Trovoada (2014-2018). O Presidente, Evaristo Carvalho, foi apoiado pela ADI em 2016 e está a terminar o primeiro mandato.

 ?? DR ?? Delfim Neves diz que concorre em Julho como independen­te
DR Delfim Neves diz que concorre em Julho como independen­te
 ?? DR ?? Deslocados de Cabo Delgado abrangidos no pacote da UE
DR Deslocados de Cabo Delgado abrangidos no pacote da UE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola