Jornal de Angola

Netanyahu tem mais apoio mas sem maioria

-

O líder do partido da direita radical israelita Yamina, Naftali Bennett, expressou, ontem, o apoio a um Governo liderado pelo Primeiro-ministro designado,masbenjami­nnetanyahu continua sem apoio suficiente para formar um Executivo.

“O Likud (partido de Netanyahu) pode contar com os votos do Yamina”, disse Bennet, antigo ministro da Defesa de Netanyahu,masatéagor­aambíguo em relação à sua posição e que também explorou coligações com o bloco anti-netanyahu, segundo a agência EFE.

Ainda assim, os sete deputados do Yamina não são suficiente­s para se alcançar uma maioria de 61 lugares no Knesset (Parlamento com 120 assentos), tarefa atribuída ao Primeiro-ministro em exercício. Netanyahu, cujo partido elegeu 30 deputados, tinha assegurado o apoio das formações ultraortod­oxas Shas (nove deputados) e Judaísmo Unido da Tora (sete), e da formação de extrema-direita Sionismo Religioso (seis). Com o Yamina consegue 59 deputados.

Uma hipótese poderia ser o partido árabe islamita Raam, que conseguiu quatro lugares nas eleições legislativ­as de 23 de Março e que não excluiu apoiar Netanyahu, mas Bezalel Smotrich, líder do Sionismo Religioso, abertament­e anti-árabe, rejeitou o apoio do Raam a um Executivo de coligação.

O Primeiro-ministro em funções tem ainda mais de 20 dias, além dos 14 adicionais que pode solicitar, para formar um Governo que tire o país da mais longa crise política da sua história e evite as quintas legislativ­as em pouco mais de dois anos.

Se fracassar, o Presidente de Israel, Reuven Rivlin, pode designar para formar Governo outro candidato do designado bloco anti-netanyahu.

O centrista Yair Lapid, do Yesh Atid (o segundo partido mais votado, com 17 deputados), foi o político mais recomendad­o a seguir a Netanyahu nas consultas que o Presidente fez aos partidos após as eleições.

O Parlamento israelita que tomou posse a 6 de Abril tem representa­das 13 formações políticas.

 ?? DR ?? Líder do Likud recebe apoio do partido de direita radical
DR Líder do Likud recebe apoio do partido de direita radical

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola