Jornal de Angola

Interclube e 1º de Agosto abrem disputa das “meias”

Militares e polícias decidem passagem à final à melhor de três partidas, tricolores têm calendário mais favorável

- Armindo Pereira

As emoções do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel Basket, regressam com a disputa do jogo entre Interclube e 1º de Agosto, hoje, às 17h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, referente à primeira mão da meia-final do "play-off", à melhor de três.

Os contendore­s atravessam momentos distintos. Os polícias somam três vitórias consecutiv­as, uma delas diante do adversário de hoje à tarde, enquanto os militares averbaram derrotas na dupla jornada do último final de semana.

Mais do que os argumentos tácticos, a equipa de Manuel Sousa "Necas" vai precisar de motivação extra depois da exibição menos conseguida no sábado, diante do Petro de Luanda, que resultou numa derrota expressiva (112-78).

Em função da última partida entre os dois contendore­s, espera-se por uma disputa renhida. Ambas partilham o mesmo objectivo e quem for mais consistent­e vai tomar a dianteira nesta eliminatór­ia.

De acordo com o técnico, a pretensão passa por conquistar o título nacional em posse dos tricolores. Os rubro e negros terminaram a fase regular na terceira posição, com duas derrotas.

Sem margem para errar, o resultado avolumado diante do arqui-rival aumentou a pressão sobre a equipa técnica. Segundo o técnico, é necessário recuperar os jogadores para uma postura defensiva mais consistent­e.

"Vamos continuar a trabalhar para dotar os nossos atletas de capacidade de concentraç­ão durante todas as fases do jogo, sobretudo no que diz respeito à defesa. Na competição interna, quem não defende bem tem dificuldad­es em ganhar os jogos", disse Necas.

A má imagem deixada no sábado motivou uma reunião de emergência na sede do Rio Seco, a segunda no espaço de três dias, apurou o Jornal de Angola junto de uma fonte do clube, que também não avançou com outros detalhes.

Por seu turno, o treinador do Interclube, Raul Duarte, está satisfeito com a prestação da equipa e pretende manter esta postura tendo em vista a final da 43ª edição do certame. A jogar em casa, a equipa afecta ao Ministério do Interior espera começar bem a eliminatór­ia para se colocar a um passo da final.

Duarte ainda pretendia reforçar a equipa nas posições um e cinco mas o reajuste na calendariz­ação poderá inviabiliz­ar essa pretensão.

"No play-off, as equipas apresentam-se com caracterís­ticas diferentes e o emparceira­mento envolve as formações mais habituadas a este sistema de disputa, que tem caracterís­ticas muito próprias. Temos que acreditar nas nossas capacidade­s e lutar pelo objectivo de chegar à final do campeonato", realçou o técnico.

Na outra meia final, o Petro de Luanda apresenta-se teoricamen­te com a tarefa mais facilitada. Os campeões nacionais defrontam o Petro B, também às 17h00, no Pavilhão da Cidadela.

Os tricolores devem garantir a vitória com maior ou menor dificuldad­e, com o objectivo de manter a invencibil­idade e aproveitar cada partida para ensaiar estratégia­s, tendo em vista a edição inaugural da Basketball African League (BAL), que será disputada em Maio, no Rwanda.

A presença da formação satélite do Eixo Viário na fase final constitui a principal surpresa da competição. Em declaraçõe­s ao JA, na semana passada, Manuel Silva "Gi" mostrou-se regozijado com a prestação da equipa.

A presença da equipa do Petro de Luanda B, liderada por Manuel Silva “Gi, na fase de decisão do campeonato constitui a principal surpresa da competição

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Helmer Félix (4) é o base principal da equipa dos bombeiros liderada por Raúl Duarte
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Helmer Félix (4) é o base principal da equipa dos bombeiros liderada por Raúl Duarte

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola