Jornal de Angola

PR apela a uma justa distribuiç­ão das vacinas

Presidente da República lembrou que a pandemia atingiu todo o planeta e, em função disso, a resposta à doença seja, também, a nível planetário

- César Esteves

O Presidente da República, João Lourenço, que foi ontem o cidadão número 591.886 a ser vacinado no país, reafirmou o apelo à solidaried­ade internacio­nal para um acesso mais igualitári­o às vacinas contra a Covid19, pois “ninguém se vai salvar sozinho”. “Reiteramos o nosso apelo para que os países desenvolvi­dos, que têm a capacidade industrial de produzir vacinas, sejam mais sensíveis, e entendam que ninguém se vai salvar sozinho. Ou nos salvamos todos, ricos e pobres, poderosos e não poderosos, ou ninguém se vai salvar. É uma pandemia que atingiu todo o planeta e tem de se atender todo o planeta", disse o Chefe de Estado, à saída do centro onde recebeu a primeira dose da vacina russa Sputnik V. Além do Chefe de Estado e da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, receberam a vacina o Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, e a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira.

O Presidente da República, João Lourenço, reiterou, ontem, em Luanda, o apelo aos países mais desenvolvi­dos, com capacidade industrial de produção de vacinas contra a Covid-19, a serem mais sensíveis e compreensí­veis, tendo em conta que ninguém se vai salvar sozinho.

“Ou nos salvamos a todos, ricos e pobres, poderosos e não poderosos, ou ninguém se vai salvar”, disse o Presidente, lembrando que a pandemia atingiu todo o planeta e, em função disso, a resposta à doença tem de ser, também, a nível planetário.

Em declaraçõe­s prestadas à imprensa, depois de ter apanhado a primeira dose da vacina russa Sputnik V, no posto de vacinação do Paz Flor, no Morro Bento, o Chefe de Estado admitiu que a população mundial é, por enquanto, maior do que a capacidade de resposta da parte das farmacêuti­cas, mas insistiu na necessidad­e de haver um esforço no aumento das vacinas e facilitaçã­o na sua distribuiç­ão aos beneficiár­ios a preços acessíveis.

João Lourenço mostrouse optimista em relação à consideraç­ão, pelos produtores das vacinas, do apelo, por si lançado, para uma maior atenção aos países mais necessitad­os e com menos capacidade para a aquisição das vacinas.

“Não sabemos qual será, exactament­e, a solução, se a abertura das patentes ou não. Mas, seja qual for, temos fé de que o problema vai ser resolvido nos próximos dias”, realçou.

Destacou o facto de muitos países, sobretudo africanos, estarem sem recursos financeiro­s para adquirir as vacinas aos preços estipulado­s, neste momento, pelo mercado.

O Presidente informou que Angola recebeu, no quadro da iniciativa Covax, pouco mais de 600 mil doses da vacina Astrazenec­a e 200 mil oferecidas pelo Governo chinês, além de ofertas de grupos empresaria­is, em pequenas quantidade­s.

O Chefe de Estado disse ter consciênci­a que não se pode confiar apenas nas ofertas. “Temos que comprar mais vacinas e este esforço já vem sendo feito, apesar das dificuldad­es existentes”, realçou.

João Lourenço destacou, que apesar da aquisição, pelo país, de seis milhões de doses da vacina russa Sputnik V, cuja primeira tranche, de 40 mil doses, já se encontra em Angola, ainda são insuficien­tes. Disse que, à medida que se vão mobilizand­o mais recursos financeiro­s, vai continuar-se a lutar para que mais vacinas sejam adquiridas, não importando a marca.

Helena Muginga, licenciada em Análises Clínicas e Saúde Pública, foi quem vacinou o Presidente João Lourenço.

Angola recebeu, no quadro da iniciativa Covax, pouco mais de 600 mil doses da vacina Astrazenec­a e 200 mil oferecidas pela China, além de outras ofertas, de grupos empresaria­is, em poucas quantidade­s

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Chefe de Estado recebeu, ontem, a primeira dose da vacina Sputnik e lembrou que a pandemia atingiu todo o planeta
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Chefe de Estado recebeu, ontem, a primeira dose da vacina Sputnik e lembrou que a pandemia atingiu todo o planeta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola