Jornal de Angola

Sector das Pescas denuncia casos de corrupção

-

O ministro da Agricultur­a e Pescas, António de Assis revelou, ontem, que casos de suborno envolvendo funcionári­os do sector foram entregues à Justiça pelo pelouro que dirige, para pôr cobro às questões de “indiscipli­na e corrupção” enraizadas entre representa­ntes institucio­nais e operadores de sector como o das Pescas.

António Assis, que falava na reunião do Conselho Económico e Social (CES) ontem realizada em Luanda, reconheceu que existem problemas muito sérios no controlo do Total Admissível de Captura (TAC) de peixe, sendo um dos principais problemas a apresentaç­ão de declaraçõe­s desonestas por parte dos operadores sobre as capturas, uma situação que ocorre por existirem muitas fragilidad­es nesse domínio no país.

A “indiscipli­na e a corrupção” no sector foram apontadas como parte dessas dificuldad­es, em situações que, considerou, “não se combatem com decreto, nem documentos assinados pelo ministro” por serem “hábitos adquiridos ao longo de muito tempo que devem ser combatidos: o problema da ‘gasosa’ não existe no Ministério da Agricultur­a e Pescas, existem em vários sectores”.

António Assis valorizou o encontro e considerou que os desafios inerentes ao sector que dirige devem ser superados pelas partes envolvidas, o Estado e o sector privado.

O responsáve­l considerou “justos” as reclamaçõe­s sobre o sector das Pescas apresetada­s durante o encontro, definindoa­s como situações que vão merecer os ajustes necessário­s para melhoria da situação. “São situações que o Estado deve saber e analisar para posterior dar solução”, afirmou o ministro da Agricultur­a e Pescas ao concordar com novas abordagens institucio­nais para o problemas do sector.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola