Jornal de Angola

Inflação regista ligeiro cresciment­o em Abril

Preços da classe “Alimentos e Bebidas não Alcoólicas” influencia­ram comportame­nto da taxa no mês passado

-

A taxa de inflação subiu 2,09 por cento em Abril, um ligeiro cresciment­o de 0,31 pontos percentuai­s face ao mês de Março, de acordo com dados do Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) publicados, ontem, pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE).

Os números do INE indicam que, em termos homólogos (a 12 meses), a taxa de inflação ascendeu para 24,82 por cento, registando um acréscimo de 4,01 pontos percentuai­s com relação à observada em igual em Abril de 2020, mas apenas 0,05 pontos percentuai­s que a taxa homóloga de Março.

Em Abril, o avanço da inflação foi influencia­do pela evolução dos preços verificada na classe “Alimentaçã­o e Bebidas não Alcoólicas”, com 2,58 por cento, bem como pelo aumentos registados nas classes “Saúde”, com 2,21, “Bens e Serviços Diversos”, com 1,97, e “Hotéis, Cafés e Restaurant­es”, com 1,84.

As províncias que registaram maior variação nos preços foram Luanda, com 2,32 por cento, Lunda-sul (2,26), Uíge (2,19) e Zaire (2,17), estando em sentido oposto o Huambo, com 1,66 por cento, Moxico (1,61), Bié (1,55) e Cabinda (1,52).

Com a subida assinalada pelo INE, a inflação acumulada nos primeiros quatro meses do ano situa-se e, 7,65 por cento, sendo a segunda mais alta dos últimos quatro anos, mas, em termos homólogos, em a mais elevada desde Abril de 2018, de acordo com os dados do IPCN.

Em Luanda, a inflação avançou 2,32 por cento em Abril, mais 0,32 por cento que em Março, indica o INE, atribuindo o aumento à evolução verificada na classe “Alimentaçã­o e Bebidas não Alcoólicas”. que foi a que registou o maior aumento de preços, com 2,78 por cento.

A variação homóloga situa-se, em Luanda, em 27,66 por cento, um aumento de 7,52 pontos percentuai­s com relação a observada em igual período do ano anterior, e 0,40 pontos percentuai­s acima da inflação homóloga de Março.

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Números indicam que os maiores aumentos de preços verificara­m-se em Luanda
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Números indicam que os maiores aumentos de preços verificara­m-se em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola