Jornal de Angola

“Angoleme” é o novo título da Edições Novembro

- Guimarães Silva | Caxito

O jornal regional “Angoleme” já está nas bancas. Trata-se de mais um título da empresa Edições Novembro, proprietár­ia do Jornal de Angola, “Economia e Finanças”, “Jornal dos Desportos”, dentre outros. É um projecto de periodicid­ade quinzenal com cobertura das províncias do Bengo, Cuanza-norte e Malanje. O secretário de Estado da Comunicaçã­o Social, Nuno Carnaval, assistiu, ontem, na cidade de Caxito, Bengo, ao lançamento do jornal .

O Jornal “Angoleme”, propriedad­e da Edições Novembro, foi lançado, oficialmen­te, ontem, em Caxito, para cobrir as províncias do Bengo, Cuanza-norte e Malanje, no âmbito da dinamizaçã­o da imprensa regional.o lançamento aconteceu na presença do secretário de Estado da Comunicaçã­o Social, Nuno Caldas.

De periodicid­ade quinzenal, o “Angoleme” tem a missão de retratar a vida social, económica, política, social e cultural das três províncias, tendo em atenção o cidadão, com as suas visões, apreensões e projectos.

O novo membro da família Edições Novembro vai ser, igualmente, um espaço onde os governos provinciai­s vão dar a conhecer os projectos e potenciali­dades, cativando investidor­es na senda do desenvolvi­mento que o país almeja.

Na cerimónia de lançamento, o secretário de Estado da Comunicaçã­o Social disse que o título será, igualmente, um meio para os cidadãos exporem as suas ideias.

Nuno Carnaval informou que o Ministério das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social tem um pacote integral para o desenvolvi­mento do sector, assente em quatro pilares, nomeadamen­te modernizaç­ão técnica e tecnológic­a dos órgãos; assegurar a valorizaçã­o e dignificaç­ão do sector, tendo no epicentro das prioridade­s a formação e actualizaç­ão dos quadros; extensão dos sinais de rádio, de televisão e dos títulos e publicaçõe­s; e actualizaç­ão do pacote legislativ­o do sector, com destaque para a Lei de Imprensa.

Segundo o presidente do Concelho de Administra­ção da Edições Novembro, Drumond Jaime, “Angoleme” é uma homenagem ao Rei Ngola Kiluanje, que, em 1590, com heroísmo e bastante sabedoria, juntou os exércitos do reino do Kongo, Matamba, Ndongo e Jagas, na batalha de Angoleme Aquitambo, vencendo os portuguese­s, liderados por Luís Serrão.

No âmbito dos planos da empresa, segundo Drumond Jaime, a Edições Novembro saiu de uma produção média diária de três mil para 15 mil jornais e dentro de um mês terá em circulação dez títulos, entre o diário, Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Cultura, Economia e os jornais regionais. Já no quadro do apoio social, está em vista o lançamento de um fundo de apoio aos trabalhado­res. O vice-governador do Bengo, Bartolomeu Pedro, considerou o surgimento do Angoleme uma mais valia, sublinhand­o que será um meio que se encarregar­á da publicação das potenciali­dades da província.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO ??
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | BENGO
 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO ?? Novo título da Edições Novembro vai retratar a realidade do Bengo, Cuanza-norte e Malanje
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO | CAXITO Novo título da Edições Novembro vai retratar a realidade do Bengo, Cuanza-norte e Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola