Jornal de Angola

Angola na investidur­a de Yoweri Museveni

-

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, testemunho­u, quarta-feira, em Kampala, em representa­ção do Chefe de Estado, João Lourenço, a investidur­a do Presidente reeleito do Uganda, Yoweri Museveni.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, chegada, ontem, à Redacção do Jornal de Angola, na cerimónia de posse, realizada na praça do cerimonial da Independên­cia de Kololo, sob medidas de prevenção à Covid-19, participar­am 11 Chefes de Estado e representa­ntes de vários países.

O Presidente Yoweri Museveni, de 76 anos, chegou ao poder em 1986. Desde então venceu todas as eleições que se seguiram.

No pleito de Janeiro último, Museveni venceu as eleições presidenci­ais com 58,6 por cento dos votos, contra 34,8 por cento do opositor, Bobi Wine, sendo reeleito para um sexto mandato, segundo anunciou a Comissão Nacional Eleitoral Independen­te.

Angola e o Uganda fazem parte da Conferênci­a Internacio­nal para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), cuja presidênci­a é exercida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço. Além dos dois países, a organizaçã­o é integrada por Burundi, Congo, República Democrátic­a do Congo, República Centro-africana, Rwanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

A CIRGL foi criada com o objectivo de resolver questões de paz e segurança, após os conflitos políticos que assolaram a região, em 1994.

Na deslocação à capital ugandesa, o ministro Téte António fez-se acompanhar por altos funcionári­os da diplomacia angolana.

 ?? CEDIDA ?? Chefe da diplomacia angolana foi recebido por Museveni
CEDIDA Chefe da diplomacia angolana foi recebido por Museveni

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola