Jornal de Angola

Governo líbio liberta 78 rebeldes pró-haftar

-

Setenta e oito prisioneir­os que lutaram ao lado do homem forte do Leste da Líbia, marechal Khalifa Haftar, na ofensiva de um ano contra a capital Tripoli, foram, ontem, libertados, revelou a AFP. Os combatente­s detidos foram libertados no final de uma cerimónia de reconcilia­ção organizada na prisão de Jedaida, na capital líbia, que contou com a presença do ministro da Justiça.

“O Ministério da Justiça insiste na construção de uma nação livre de injustiças, e comprometi­da com a Justiça, igualdade de oportunida­des e livre de exclusões. Nós, não perderemos nenhuma chance de apoiar os direitos humanos”, destacou Halima Ibrahim al -Busifi, ministro da Justiça do Governo de Unidade Nacional.

Em Outubro de 2020 foi assinada uma trégua, dando início a um processo liderado pela ONU que viu um novo

Governo de Transição instalado. Em Dezembro e Janeiro, os dois lados trocaram dezenas de prisioneir­os de acordo com os termos do cessar-fogo e, no final de Março, 120 combatente­s próhaftar foram libertados perto de Tripoli. O novo Executivo está encarregad­o de organizar as eleições nacionais marcadas para Dezembro de 2021, mas analistas alertam que ainda existem grandes obstáculos por vencer.

As autoridade­s líbias já haviam libertado 120 prisioneir­os filiados às forças do general rebelde Khalifa Haftar no princípio do mês passado.os combatente­s foram soltos na cidade de Zawiya, a Oeste da capital, Tripoli. Eles eram filiados à 107ª Brigada de Haftar e haviam sido capturados durante a operação militar lançada pelas suas forças contra Tripoli em Abril de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola