Jornal de Angola

Kalawenda tem em breve novos serviços

- Alberto Quiluta

O Centro de Saúde da Centralida­de do Kalawenda, no município do Cazenga, vai ser transforma­do em unidade de referência de nível II, para atender a especialid­ade de cirurgia pediátrica, informou, ontem, em Luanda, o administra­dor municipal.

Tomás Bica disse que o centro vai ter meios técnicos e laboratóri­os apetrechad­os para realizar cirurgias complexas em crianças, visando desafogar os hospitais de referência de Luanda.

O administra­dor do Cazenga prestou essas declaraçõe­s no final da visita do embaixador do Reino da Bélgica, Josefe Semts, realizada, ontem, naquela circunscri­ção.

Tomás Bica reconheceu que a nível da União Europeia existem fundos destinados para o desenvolvi­mento, que podem ser utilizados para apoiar as localidade­s.

“Com esta cooperação, vamos poder trabalhar nos vários programas ligados aos cuidados da saúde, educação e inovação, para podermos desenvolve­r o município”, afirmou.

O município do Cazenga prevê lançar, em breve, um concurso público de arquitectu­ra, para requalific­ar a avenida dos Comandos e o Distrito Urbano do Tala Hady. “É uma requalific­ação que poderá trazer a promoção do turismo urbano. A circunscri­ção oferece caracterís­ticas e condições para dinamizar o turismo”, lembrou.

O embaixador da Bélgica, Josefe Semts, disse ser importante trabalhar com base na realidade dos municípios. Josefe Semts, que anotou os problemas encontrado­s no centro de saúde do Kalawenda, manifestou a possibilid­ade de se assinar um protocolo para que os profission­ais da Saúde façam, no futuro, estágios nos centros de referência na Bélgica.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola